De que se trata o artigo:

Apresentação do programa de certificações em Java oferecido pela Sun Microsystems, em especial o exame Sun Certified Java Programmer (SCJP) que é direcionado a profissionais que buscam comprovar seu conhecimento na linguagem de programação.


Para que serve:

A certificação SCJP denota o conhecimento do programador a cerca das características da linguagem de programação Java.


Em que situação o tema é útil:

O artigo busca fornecer instruções, a programadores iniciantes e/ou acadêmicos que estão ingressando no mercado de trabalho, para obtenção da certificação SCJP.

SCJP – A caminho da Certificação:

A Sun Microsystems oferece há alguns anos um programa de certificação voltado para a tecnologia Java. O exame Sun Certified Java Programmer (SCJP) é o mais popular dentre as provas presentes neste programa.

Através de um simulado e dicas de preparação para a prova, este artigo almeja oferecer ao leitor um roteiro de estudo para a obtenção desta certificação. Esse título oferece ao programador um impacto no currículo e a comprovação de que conhece bem a linguagem de programação Java.

A Sun Microsystems oferece há alguns anos um programa de certificação voltado para a tecnologia Java. Este programa é mundialmente reconhecido no setor de TI e se concentra em funções fundamentais da arquitetura corporativa e do desenvolvimento de softwares aplicativos.

A meta da certificação Sun é testar o candidato em uma função específica. Dessa maneira, a fim de se preparar para um exame de certificação, faz-se necessário um treinamento adequado e certo conhecimento prático da tecnologia, antes de submeter-se ao exame. A Sun também oferece cursos e simulados direcionados a cada tipo de exame. As certificações profissionais em tecnologia Java oferecidas pela Sun Microsystems são as seguintes:

  • Sun Certified Java Associatel (SCJA);
  • Sun Certified Java Programmer (SCJP);
  • Sun Certified Java Developer (SCJD);
  • Sun Certified Web Component Developer (SCWCD);
  • Sun Certified Business Component Developer (SCBCD);
  • Sun Certified Developer for Java Web Services (SCDJWS);
  • Sun Certified Mobile Application Developer (SCMAD);
  • Sun Certified Enterprise Architect (SCEA).
  • Os exames SCJA, SCJP e SCJD estão associados com a Java Standard Edition. Por sua vez, os exames SCWCD, SCBCD, SCDJWS e SCEA estão relacionados à Java Enterprise Edition. E por fim, o exame SCMAD está associado com a Java Micro Edition.

    A primeira certificação apresentada é a SCJA, em que a Sun verifica se o candidato possui um conjunto básico de conhecimentos que possibilite o seu ingresso na carreira de desenvolvedor de aplicativos ou de gerente de projetos de software com a tecnologia Java. É a mais recente das provas definidas pela Sun, não exige pré-requisitos, mas também não habilita para a realização de algum outro exame.

    A segunda certificação apresentada, SCJP, é a mais popular dentre essas provas. Este exame não requer que o candidato tenha alcançado a SCJA e assim como esta, não exige pré-requisitos. Por sua vez, a SCJP é requerida para a realização das provas de SCJD, SCWCD, SCBCD, SCDJWS e SCMAD (como se pode observar na Figura 1). Depois disso, permite-se buscar certificações e treinamentos especializados ou avançados que contribuam para o seu progresso profissional em funções mais específicas (seguindo a abordagem dos outros exames) e tornando seu papel mais valioso dentro do local de trabalho ou em uma entrevista de emprego.

    A prova para SCJP é considerada uma das mais difíceis da indústria de TI e muitos candidatos vão fazer a prova sem estarem preparados. Assim como na rotina de um programador, tende-se a aprender apenas o necessário para terminar o projeto no qual se está trabalhando, geralmente sob a pressão de prazos bastante curtos.

    A ideia de se alcançar uma certificação está relacionada a apresentar um título que demonstre qualidade de serviço. Por seguir este raciocínio, os empregadores, os recrutadores de executivos e até mesmo os programadores se importam com certificações. O exame de programador da Sun tem sido considerado a certificação que mais se popularizou no universo da informática, e a quantidade de candidatos que o faz continua a crescer a cada ano. Passar nesse exame provará três itens importantes para um empregador atual ou futuro: que você tem real conhecimento de programação; que sabe como estudar e se preparar para um teste desafiador; e, acima de tudo, que conhece a linguagem Java. O programador certificado já demonstra que não demorará no aprendizado da linguagem e de novas características que venham ser agregadas a ela.

    Figura 1. Hierarquia das certificações da Sun. A SCJP pode ser realizada sem pré-requisitos e é necessária para continuidade na carreira das certificações. Fonte: www.sun.com/training/certification/java/scjp.xml.

    ...
    Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo