Do que trata o artigo

O artigo mostrará ao leitor uma introdução ao funcionamento de Web Parts e como desenvolver Visual Web Parts para deploy no SharePoint 2010, mostrando as novidades no desenvolvimento com o Visual Studio 2010 e como usufruir os recursos que a ferramenta oferece.

Para que serve

Uma maneira de customizar sites e portais no SharePoint é através da adição de Web Parts. O Visual Studio 2010 torna-se agora um poderoso aliado no desenvolvimento para o SharePoint 2010 e traz novos templates para desenvolvimento. Visual Web Parts estão entre esses novos templates que facilitam o trabalho do desenvolvedor.

Em que situação o tema é útil

Com o lançamento do SharePoint 2010 muitos desenvolvedores .NET podem iniciar o desenvolvimento nessa plataforma com mais facilidade e sem apuros, ao contrário das versões anteriores que dificultavam o acesso de novos desenvolvedores. Esse artigo traz uma abordagem para desenvolvedores .NET que desejam se beneficiar das novas funcionalidades do Visual Studio 2010 para o desenvolvimento no SharePoint 2010.

Resumo do DevMan

O foco deste artigo será o de mostrar uma das novidades no desenvolvimento de soluções para o SharePoint 2010 utilizando o Visual Studio 2010. Nessa abordagem o autor mostra o desenvolvimento de uma Visual Web Part para receber feedbacks no web site, mostrando as características do novo template, a funcionalidade da web part e como realizar o deploy no SharePoint 2010.

Apenas para abrir seu interesse nesse desenvolvimento, criaremos uma Web Part para feedback dos usuários do site, que serão armazenados em uma Custom List chamada Feedback. Utilizaremos o SharePoint Designer 2010 para esse fim pela agilidade na criação de objetos no SharePoint 2010.

Antes de colocarmos a mão na massa vamos entender o que são Web Parts e os objetos essenciais para seu funcionamento, quais os tipos de templates disponibilizados pelo Visual Studio 2010, para que servem e como funcionam. Na sequência veremos a criação da nossa Visual Web Part e exploraremos os recursos do Visual Studio 2010 na estruturação do projeto para deploy.

Não entrarei em detalhes da criação do ambiente do SharePoint 2010, pois este não é o meu objetivo.

Introdução à Web Parts

Antes de entrar em detalhes de como desenvolver nossa Web Part para o SharePoint 2010, é importante saber o que são Web Parts. Basicamente são blocos de construção de páginas que permitem a fácil customização de sites e a extensão de aplicações no SharePoint. São controles que apresentam certas características que o diferenciam dos demais controles ASP.NET na perspectiva de um usuário final, pois suas propriedades podem ser editadas pelo front-end para customização.

Os demais controles ASP.NET são normalmente configurados e programados no lado servidor sem oferecer (ou oferecer com limitações) a possibilidade de edição de suas propriedades aos usuários finais, enquanto que com Web Parts, por serem blocos de construção de página, os usuários finais têm mais liberdade para selecioná-los e construir suas próprias páginas. Como exemplo, em uma página um usuário final pode selecionar uma Web Part para exibir o conteúdo de uma Document Library, definindo uma configuração para visualização do conteúdo.

A maioria das Web Parts no SharePoint são utilizadas para exibição de documentos e de itens de listas, e possuem um conjunto de propriedades comuns, tais como título, tamanho, layout e outras definições de aparência. Também compartilham um conjunto de métodos para inicialização e renderização.

Outra importante característica das Web Parts é que elas podem ser conectadas, e assim enviar e receber dados de uma Web Part para outra. Esse conceito permite a criação de páginas avançadas que apresentam dados vinculados, como por exemplo, na criação de filtros, onde Filter Web Parts se conectam a outras Web Parts e filtram os dados. Essa é uma abordagem avançada e bem interessante, porém não veremos nesse artigo.

Todos esses fatores juntos são o que fazem das Web Parts bem interessantes e úteis ao criar soluções customizadas para o SharePoint 2010. O seu papel como desenvolvedor é o de criar Web Parts que disponibilizem essas características aos usuários finais para uma rica experiência.

Tipos de Web Parts

A versão do SharePoint 2010 oferece suporte a dois tipos de Web Parts: SharePoint Web Parts e ASP.NET Web Parts.

A principal razão para existir duas versões de Web Parts é por que quando o SharePoint Portal Server 2003 e Windows SharePoint Services 2.0 foram lançados, a versão do ASP.NET 1.0 foi utilizada, a qual não oferece suporte nenhum a Web Parts. Para isso uma biblioteca específica do SharePoint foi criada para dar suporte a essa criação, foi aí que apareceu a SharePoint Web Part. Apenas no lançamento do SharePoint Server 2007 e Windows SharePoint Services 3.0 é que as ASP.NET Web Parts surgiram, pelo fato de pertencerem à versão do ASP.NET 2.0.

Atualmente as SharePoint Web Parts só são utilizadas para efeito de compatibilidade com versões anteriores do SharePoint. A própria recomendação da Microsoft é de que as novas Web Parts sejam criadas com base em uma ASP.NET Web Part. Porém quais são as reais diferenças entre os 2 tipos? É o que veremos agora.

SharePoint Web Part

Essa versão faz referência ao assembly Microsoft.SharePoint.dll e utiliza-se do namespace Microsoft.SharePoint.WebPartPages na herança da Web Part. Esse tipo de Web Part só funciona no SharePoint, ainda permanece disponível para efeito de compatibilidade com as versões anteriores e também por possuir recursos interessantes que uma ASP.NET Web Part não possui.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo