Do que trata o artigo

O pacote Expression Studio contém uma série de recursos que auxiliam o programador ou designer durante o desenvolvimento de aplicações RIA (Rich Internet Application), o Expression Blend em especial traz um conjunto de recursos indispensáveis para a produtividade de determinadas tarefas. Neste artigo vamos conhecer como aplicar behaviors utilizando o Expression Blend 4.


Para que serve

Behaviors disponibilizam uma forma de inserir um comportamento de interatividade que pode ser aplicado aos elementos da interface do usuário, desde um comportamento simples como iniciar uma animação até comportamentos mais complexos como o uso de efeitos que envolvem física.


Em que situação o tema é útil

Na reutilização de código. Ao centralizar comportamentos em classes podemos reutilizá-las em vários projetos, padronizando e agilizando assim o desenvolvimento da interface de usuário.

Resumo do DevMan

Behaviors possibilitam inserir comportamentos aos elementos visuais da interface do usuário. Neste artigo vamos conhecer alguns dos behaviors que vêm no Expression Blend 4. Na prática, durante o artigo vamos criar uma aplicação completa dentro do Expression Blend 4 e conforme o andamento da aplicação, diversos behaviors serão inseridos e apresentados, no final criaremos um behavior simples para que seja apresentado como criar um totalmente novo.

A Microsoft disponibiliza diversas ferramentas para que programador e designer possam criar aplicações RIA (Rich Internet Application), além do IDE Visual Studio 2010, sua principal ferramenta de desenvolvimento de aplicações, ela criou também um pacote chamado Expression Studio.

O Expression Studio 4 é um conjunto de diversas ferramentas, a versão mais completa do pacote contém 4 ferramentas que auxiliam o designer ou programador em tarefas como a criação de Web Sites, depuração e teste de aplicativos no browser, construção de aplicativos em Silverlight, criação de designs interativos, criação de protótipos de projetos, preparação e codificação de vídeos VC-1 e H.264 e trabalho com gráficos em geral. As ferramentas do pacote são:

• Microsoft Expression Blend 4 + SketchFlow;

• Microsoft Expression Design 4 ;

• Microsoft Expression Encoder 4;

• Microsoft Expression Web 4.

Com o lançamento do Expression Studio 4, uma série de novas funcionalidades foram adicionadas, algumas delas endereçam criar uma melhor interatividade com o mínimo de programação. Para o desenvolvedor Silverlight a ferramenta Expression Blend 4 pode proporcionar uma grande produtividade em determinadas tarefas, como por exemplo, na criação de animações, sem digitar códigos em C#. O Blend grava as etapas da animação que é feita visualmente através do mouse e em seguida gera todo o código XAML. Dentre outras facilidades que o Expression Blend proporciona, está a de auxiliar no processo de adicionar os behaviors nos elementos visuais do projeto.

Nota: Se você não tem o Expression Blend 4 instalado, você pode baixar uma versão Trial (avaliação) no site da Microsoft. Os principais requisitos para você instalar o pacote Expression Studio 4 são, possuir um sistema operacional Microsoft Windows XP com Service Pack 3, Windows Vista, Windows 7 ou Windows Server 2008, ter um 1GB de RAM ou mais, 1GHz ou mais de processador e 2GB de espaço (HD), ter instalado o .NET Framework 4.0 e o Silverlight 4.0 e suporte ao DirectX 9.0.

Behaviors é um recurso que permite inserir um comportamento aos elementos visuais da aplicação. Com o Expression Blend podemos inserir esses comportamentos de forma muito simples, geralmente é necessário somente arrastar o behavior para dentro do elemento e configurar algumas propriedades para que o comportamento seja aplicado. Esses behaviors são códigos reutilizáveis que provêm interatividade sem que precise digitar códigos C# em sua aplicação.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo