Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que se trata o artigo

Este artigo trata dos primeiros passos para definição de escopo de um projeto, mostrara através de um exemplo como realizar uma conversa com o cliente utilizando a técnica das “9 caixas”, e também como identificar o escopo de iniciativa e o escopo da solução.

Em que situação o tema é útil

O tema é útil sempre que iremos iniciar um novo projeto, pois precisamos compreender de forma clara os requisitos, a necessidade do cliente, e através do escopo indicar as diretrizes do projeto.

Técnica para levantar requisitos

O levantamento de requisitos serve para tornar o projeto mais assertivo possível, garantindo um escopo melhor entendível, garantindo a qualidade do produto final que atenda os requisitos abordados, satisfazendo o cliente. Quando vamos levantar requisitos com o cliente do projeto, precisamos entender que existem alguns tipos de requisitos além dos funcionais e não funcionais, existem também requisitos de negócio, usuário, qualidade, premissas e restrições. Precisamos de técnicas para envolver o cliente e colher todas estas informações, seja em uma entrevista, workshop, observando o trabalho, e etc. Mostraremos neste documento uma técnica de entrevista para levantamento de requisitos, o significado de cada requisito, o que é escopo de iniciativa e escopo da solução e como identificamos cada um.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo