Do que trata o artigo

Durante o desenvolvimento de um projeto o programador sempre deseja que ele seja funcional e que tenha uma boa aparência, com a tecnologia WPF e Silverlight, a criação de aplicativos visualmente ricos é uma realidade, onde recursos e ferramentas estão disponíveis ao programador, o artigo vai abordar a utilização de Styles e Control Templates.

Para que serve

Style é um recurso que permite inserir valores em propriedades que podem ser aplicadas a elementos visuais em uma aplicação WPF, muito semelhante à marcação CSS que é utilizada em sites HTML, com ele é possível dar uma nova aparência aos objetos utilizados no projeto.

Em que situação o tema é útil

Com a constante evolução das tecnologias cada vez mais os usuários estão ficando mais exigentes, a aparência de uma aplicação é a camada que o usuário tem contato diretamente e quanto mais elaborado mais prática e agradável para quem o utiliza, e com a tecnologia WPF essa tarefa que antes era muito complicada se tornou mais simples.

Resumo do DevMan

As tecnologias WPF e Silverlight trouxeram para o designer ou desenvolvedor da plataforma .NET a possibilidade de criar aplicações visualmente ricas, tanto em aplicações desktop para o Windows (WPF) como para a internet (Silverlight), neste artigo será apresentado como utilizar os recursos de Style e Control Template para modificar a aparência de elementos visuais, possibilitando criar interfaces elaboradas e atraentes.

Desenvolver aplicações visualmente ricas para um ambiente desktop não é uma tarefa fácil de realizar, há pouco tempo atrás não existiam recursos ou ferramentas que pudessem auxiliar o designer ou programador a alcançar o resultado desejado na aparência de uma aplicação. Os componentes utilizados nos projetos eram sempre padronizados, até mesmo um simples botão tinha uma limitação visual que impossibilitava a criação de interfaces mais interativas e visualmente agradáveis.

Na plataforma Visual Basic 6, para modificar a cor de um botão seriam utilizadas opções de cores básicas e geralmente era o cinza padrão que a maioria das aplicações desktop acabavam por ficar, com a chegada da plataforma .NET uma mudança radical foi apresentada em todos os aspectos, várias melhorias fizeram da plataforma uma das mais sólidas e produtivas que existem atualmente. Com o Windows Forms houve uma melhoria significativa e em conjunto com o Visual Studio abriu caminho para a criação de aplicações poderosas e complexas, com maior padronização do código, facilidade para aplicar boas práticas como a orientação a objetos, testes unitários, trabalhar com animações, manipular recursos multimídias, entre outros diversos, mas ainda existia uma deficiência quanto a flexibilidade e produtividade na criação de telas visualmente ricas.

Com os lançamentos das tecnologias WPF e Silverlight, os programadores/designers que trabalham com a plataforma .NET da Microsoft ganharam uma série de recursos que permitem criar elaboradas interfaces gráficas, dentre esses recursos estão melhorias com a manipulação de imagens e recursos de multimídia, mas mesmo com tantos recursos disponíveis para o programador, a tarefa de criação de uma interface é mais indicada que seja realizada por uma designer gráfico, pois pode proporcionar uma identidade visual para o projeto mais próxima do esperado.

O Visual Studio 2010 tem total suporte ao WPF, nele é possível realizar qualquer tarefa, inclusive a criação de telas visualmente complexas, mas algumas tarefas podem ser demoradas, pois exige a digitação de diversos códigos como, por exemplo, a criação de uma simples animação. Para essas tarefas a Microsoft criou uma ferramenta chamada Microsoft Expression Blend, que atualmente está na versão 4 e faz parte do pacote Visual Expression Studio 4, mais adiante um tópico explicará um pouco mais sobre o Expression Blend.

Nota do DevMan

Silverlight é um plug-in cross-browser e cross-platform, considerado a nova geração para a apresentação de conteúdo interativo e multimídia, essa tecnologia facilita muito quando é necessário disponibilizar vídeos, áudios, trabalhar com imagens, criar formulários, trabalhar com informações em base de dados, criar aplicações LOB (Line of Bussiness) entre diversas outras possibilidades.

Um dos recursos mais utilizados para melhorar a aparência de elementos visuais em um projeto WPF é o Style, com ele pode-se modificar os valores de propriedades de uma determinado objeto e com isso redefini-lo visualmente, muito semelhante à marcação CSS utilizada em HTML, principalmente quanto ao objetivo proposto, mas que pode ser aplicada em aplicações Windows com WPF. Com Style é possível desenvolver um padrão de layout para os elementos e criar interfaces com características de formatações em comum.

Supondo que seja necessário criar uma tela que apresente várias mensagens e para manter o padrão da fonte utilizada, cores e tamanho, é possível criar um estilo (Style) e aplicar em todos os elementos que deseja-se manter esse padrão ou ainda aplicar a toda a tela para que os seus elementos filhos herdem suas propriedades através de Dependency Property, ou seja, haverá uma herança dos valores de cada propriedade para manter o padrão nos elementos filhos.

Com esse recurso, pode-se modificar a aparência de um botão, por exemplo, e utilizá-lo sempre da mesma forma em todo o projeto, mas em alguns casos é preciso modificar não somente as propriedades de um elemento, mas sim a forma que ele é desenhado ou que ele apresente suas propriedades, neste caso se trata de modificar mais profundamente o objeto, para isso é possível utilizar o recurso Control Template.

Nota do DevMan

O MVVM ou Model-View-ViewModel é um padrão de desenvolvimento de software que trabalha com aplicações XAML tanto em Silverlight como em WPF e possibilita através de binding uma melhor separação da camada View (apresentação da tela) das regras de negócios e a camada de dados. A View contém somente elementos visuais e através de binding faz a comunicação com a camada ViewModel que serve como ponte para o acesso a camada Model que representa os dados.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo