De que se trata o artigo:

Apresentação da entrevista realizada com Rod Johnson no JavaOne 2009, na qual foram realizadas perguntas sobre as últimas novidades no Spring 3 e sobre a ferramenta de produtividade chamada de Spring Roo.


Para que serve:

Este artigo fornece uma opinião sobre a evolução do Spring e o futuro do Java sob o ponto de vista de um dos principais membros da SpringSource. A entrevista ajudará as pessoas interessadas ou envolvidas em projetos que utilizam Spring a avaliar uma tendência de mercado e os próximos passos na evolução da tecnologia.

Em que situação o tema é útil:

Com o lançamento da versão final da Java EE e a recente aquisição da Sun pela Oracle, a plataforma Spring não ficou para trás. O Spring Framework 3 chegou à versão final com muitas novidades. Em face destas grandes mudanças, o tema tratado neste artigo/entrevista reflete o ponto de vista de um personagem e uma empresa que tanto têm influenciado na evolução da plataforma Java EE, Rod Johnson e a SpringSource (recentemente adquirida pela VMWare).

Sobre o Spring 3, Spring Roo, JSF, JCP e tudo mais!

A comunidade Spring tem realizado muitos lançamentos de novos frameworks, novas versões, ferramentas de desenvolvimento e linguagens de programação integradas aos frameworks, de tal forma que o Spring vem se tornando uma plataforma para integração de serviços enterprise com as aplicações corporativas. Todos estes lançamentos estão sendo impulsionados pelas novas funcionalidades do Spring 3 e pelo Spring Roo. Por tudo isso, mais uma vez estivemos com Rod Johnson no JavaOne 2009 para fazer uma entrevista sobre as últimas novidades.

Esta foi a segunda entrevista realizada com Rod Johnson com exclusividade para a Java Magazine, realizada durante o JavaOne, onde ele demonstrou muita simpatia e interesse pelo mercado Brasileiro, que tem sido cada vez mais valorizado internacionalmente.

Na entrevista abordamos os principais lançamentos da SpringSource durante o evento: Spring 3.0 e Spring Roo, e não podíamos deixar de falar sobre o futuro do Java, Java Community Process e JavaFX.

Quem é Rod Johnson?

Australiano, PhD em música, formado em Ciências da Computação, criador do Spring Framework e cofundador da SpringSource, onde atualmente assume a função de CEO. Tornou-se um ícone da comunidade Java e um contribuidor na evolução da Java EE. O projeto open-source Spring foi criado a partir do código contido no best-seller escrito por ele: “Expert One-on-One: J2EE Design and Development”, publicado em 2002. Outro livro polêmico escrito por ele e publicado em 2004 traz o título “J2EE without EJB”. Rod Johnson também foi entrevistado pelo líder da especificação JSF 2.0, Ed Burns, no livro “Secrets of Rock Star Programmers”.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo