Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre solução completa.
Usando funções CLR .NET no SQL Server 2008
Uma das características dos SGDBs atuais é possibilidade de criação de stored procedures e funções, que permitem a criação de rotinas mais complexas com mais desempenho. Por outro lado, na maioria das vezes estas funções são criadas com uma linguagem própria do SGDB. É neste ponto que entra o SQLCLR, um recurso pouco conhecido pelos desenvolvedores, mas que pode nos ajudar em diversas ocasiões. O SQLCLR nos permite criar funções utilizando uma linguagem .NET, compilar as mesmas no próprio Visual Studio e adicioná-las na nossa base de dados, possibilitando que sejam executadas através de views, triggers e stored procedures. Neste artigo conheceremos as principais características do SQLCLR, passando por algumas comparações com o T-SQL, até finalizarmos com a criação de uma função em C# e a carga da mesma na base de dados, sendo executada através de uma stored procedure.

Em que situação o tema e útil
Este artigo é útil na criação de rotinas em C# para execução diretamente na base de dados SQL Server, fazendo com que o programador possa ter mais performance, além de conseguir utilizar todo o poder dos recursos do .NET.

O banco de dados é uma das partes mais importantes dos sistemas de informação, pois este armazena informações co-relacionadas para um mesmo fim. Pode-se definir o banco de dados como o local onde estará presente o conjunto de informações estruturadamente organizado que facilite operações futuras como inserção, busca ou remoção sobre as informações contidas nele. Estas informações são utilizadas pelos mais diversos modos, como softwares específicos, ERP's ou web services, dependendo da arquitetura do software em questão e do problema a ser resolvido.

O conceito de banco de dados literalmente dito está ligado à biblioteconomia, que estuda o planejamento, administração, organização e a distribuição de informação.

O modelo de dados mais utilizado nos dias de hoje é o modelo relacional, onde as estruturas estão em forma de tabelas, composta por linhas e colunas. Este modelo utiliza o conceito de conjuntos existente na matemática, onde suas características são os domínios específicos, atributos e respectivas restrições.

A utilização do modelo relacional é muito benéfica, tanto que com relação a custo e benefício, acabou sendo o modelo mais popular. Ao longo do tempo houve evoluções, e com a expansão que ocorreu com a tecnologia muitos recursos foram incorporados como replicação de dados, sistemas heterogêneos, arquitetura orientada a serviços e procedimentos armazenados no banco de dados. Muitos desses recursos contribuíram para melhorar a qualidade e rapidez da disponibilidade dos sistemas de informação com a grande oportunidade dos programadores desenvolverem sistemas baseados em banco de dados, utilizando todos seus recursos, como funções, procedimento armazenados, dentre outros.

Porém, com a mistura de paradigmas, surge no cenário um vilão cuja ação é a perda no desempenho. Necessitando de uma análise mais bem apurada na escolha das maneiras de utilização dos recursos para desenvolvimento em banco de dados.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo