Introdução a história do Kanban

Kanban é uma palavra japonesa que pode significar registro, cartão visível ou etiqueta. A primeira implementação de Kanban foi feita em 1956 por uma “pequena” indústria japonesa de caminhões chamada Toyota (hoje maior empresa automotiva do mundo), o responsável por essa implementação foi seu principal executivo, o engenheiro Taiichi Ohno.

Taiichi Ohno foi muito além de fazer uso Kanban, foi também o principal responsável pelo que hoje conhecemos por Sistema Toyota de Produção. Esse método de produção e automação de processos foi responsável por uma grande quebra de paradigma nos modelos de produção usados pela indústria na Europa e principalmente nos Estados Unidos (para as pessoas que realmente tiverem interesse em se aprofundar neste modelo de produção, nós recomendamos o livro Toyota Production System: beyond large-scale production, do próprio Taiichi Ohno).

Voltando ao Kanban, essa metodologia desenvolvida por Ohno tem como objetivo administrar os fluxos de produção de uma fábrica através do uso de cartões de sinalização e quadros. Um modelo muito simples e objetivo, onde os cartões eram colocados em quadros indicando onde as peças estavam na linha de produção. Estes cartões e quadro substituíram, na linha de produção da Toyota, o preenchimento de uma série formulários que acabavam sendo apenas uma burocracia inútil utilizada pelas fábricas.

Obviamente isso é apenas uma idéia resumida da metodologia criada Ohno. Essa metodologia é base elementar da filosofia de JUST-IN-TIME na indústria automobilística. Considerando que o objetivo desse artigo não é a história das técnicas de produção da Toyota, apresentaremos o “link” com projetos de software e metodologias ágeis no próximo tópico.

Uso do Kanban em Metodologias Ágeis

Uma das primeiras metodologias ágeis a usar o Kanban como prática elementar foi o XP (eXtreme Programming). A ideia principal por trás do XP Board (veja nota) é colocar os cartões com as user stories em um quadro. Conforme os desenvolvedores vão terminando estas user stories, os cartões vão mudando de local no quadro.

Nota: Por mais que não seja habitual para muitos autores utilizar o termo XP Board, consideramos útil neste artigo para fins de diferenciação entre Kanban, XP Board e SCRUM Board.

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