Menu de vídeos

1. Introdução

Ao longo do curso desenvolvemos uma lista de pedidos para um website chamado Hello Pizza. Nesta lista será possível escolher as quantidades de cada sabor de pizza a serem compradas. Veremos aqui todas as funcionalidades que serão implementadas ao longo do curso.

05:14 min

Documentação

Por que criamos uma lista de pedidos?

O objetivo deste curso é ensinar como manipular os elementos HTML utilizando JavaScript, pois é através desta linguagem de programação que conseguimos dar dinamismo e comportamento customizado para as nossas páginas. Uma lista de pedidos possui diversas funcionalidades que podemos implementar utilizando JavaScript, então este será um exemplo prático que nos ajudará a entender como construímos as nossas aplicações web.

Uma das primeiras funcionalidades que iremos aprender é alterar um valor na página. No nosso caso, teremos que alterar de 0 para 1 quando o usuário clicar no botão que adiciona um sabor de pizza. Posteriormente aprenderemos a decrementar este valor quando o usuário desejar remover um sabor de pizza da lista de pedidos.

Nota: Quando o usuário clica em um botão e logo em seguida ocorre uma ação dizemos que estamos capturando o evento de click. Este é um termo técnico que será utilizado ao longo do curso e será explicado melhor.

Antes de entender a próxima funcionalidade, precisamos saber que estes dados da lista de pedidos são enviados para um servidor através de um formulário, pois é no servidor que salvamos os dados da compra e não no navegador do cliente.

Agora que sabemos um pouco sobre o que está acontecendo, podemos entender o que é um formulário. O termo formulário que conhecemos se refere a um documento de papel, o qual preenchemos com informações. A nossa lista de pedidos nada mais é que um formulário que preenchemos com dados, mas fazemos este preenchimento através da digitação do usuário ou cliques do mouse.

Um formulário não pode ser enviado em branco, para isso aprenderemos como validá-lo. A Figura 1 exemplifica a validação.

Validando o formulário.
Figura 1. Validando o formulário.

Ao longo deste curso, veremos boas práticas que podem ser adotadas quando se desenvolve com JavaScript. Elas são muito importantes, pois ajudam a desenvolver um código mais fácil de entender tornando a sua evolução mais simples. Para entender melhor esta afirmação, imagine que a aplicação É muito comum uma aplicação web sofrer mudanças, então devemos manter o código legível para facilitar a adição de novas funcionalidades

Saiba mais Veja a Série Primeiros passos no JavaScript
Baixar código fonte Baixar vídeo Ver Código Final
Avalie o curso
Suporte ao aluno - Deixe a sua dúvida.