Série da semana: Buscas semânticas com Elasticsearch

Veja mais
Menu de vídeos

1. Introdução

Nesta aula apresentaremos o Visual Studio como um ajudante na criação de aplicações de diversos tipos. Aqui você entenderá por quê investir tempo em estudar esta ferramenta tão utilizada no mercado de trabalho e o principal IDE de desenvolvimento na plataforma .NET.

04:00 min

Documentação

O Visual Studio junta todos os artefatos necessários para a criação de diversas aplicações que tenham por base a plataforma .NET, como web, desktop, entre outras.

Muito mais do que um simples editor de códigos, o Visual Studio é um IDE (Integrated Development Environment), isso significa que ele trata nossos projetos de forma integrada, correlacionando toda as estruturas, facilitando a navegação por nosso código, encontrando erros facilmente e realizando testes com muita rapidez.

Com o Visual Studio (VS) não precisamos nos preocupar em compilar manualmente cada classe do projeto, instalar e configurar suas dependências, como bibliotecas ou frameworks, pois tudo isso já está disponível como funcionalidades no IDE, bastando ao programador saber como utilizá-las. Além disso, ele conta com diversos templates pré-configurados, a partir dos quais podemos iniciar projetos para as diferentes plataformas já citadas anteriormente.

É muito importante termos uma boa base de como o VS funciona e como ele pode aumentar, e muito, nossa produtividade, pois este é o grande diferencial de se trabalhar com a tecnologia .NET.

Por que aprender a usar o Visual Studio?

alfred e batman

Pense que se você fosse o Batman, o Visual Studio seria o Alfred! Conhecendo suas preferências e seu código mais do que você mesmo, o Visual Studio pode oferecer opções para consertar erros de digitação, fazer referências facilmente, autocompletar sua escrita de código, refatorá-lo, melhorar a indentação, renomear classes, métodos e variáveis, busca inteligente...ufa! Você tem em suas mãos um dos mais completos IDEs do mercado. Portanto, é fácil entender por que você deve aprender a utilizá-lo.

Programadores precisam manter constante seu fluxo de pensamento. Enquanto desenvolvemos um sistema, devemos ter em mente os passos necessários para realizar alguma tarefa, porém, muitas vezes somos interrompidos por pequenos problemas como referências que esquecemos de usar, esquecimento de alguma sintaxe específica ou bugs difíceis de encontrar. O Visual Studio foi projetado para nos manter constantemente neste fluxo de pensamento, oferecendo constantemente ajuda e assistentes para escrevermos nosso código.

Devemos observar também que, de maneira geral, um programador não tem tantas oportunidades de começar um projeto do zero. É muito comum trabalharmos em sistemas já estabelecidos, criando novas funcionalidades, melhorando o código ou corrigindo bugs. O processo de aprendizado da estrutura de um sistema pronto pode levar algum tempo, já que podem haver diversas classes e diferentes fluxos de ações.

Neste momento, o uso de um IDE completo como o Visual Studio se mostra necessário. Ele nos ajuda a entender facilmente a estrutura estabelecida em um projeto, permitindo que seja feito o acesso às definições de uma determinada classe ou método através de atalhos do próprio editor de códigos. Também poderemos encontrar com facilidade todas as referências feitas a uma determinada classe, método ou variável.

Por ser altamente customizável, o Visual Studio é fácil de se amar! Através de configurações que podem ser compartilhadas com seus colegas ou mesmo exportadas e importadas para outra máquina, possibilitando até mesmo a sincronização através do Visual Studio Online, podemos deixá-lo com a nossa cara e preparado para atender especificamente às nossas necessidades. Sejam alterações visuais, como padrões de cores na escrita de códigos ou reposicionamento de painéis, até as configurações das ferramentas que serão prontamente exibidas na interface do IDE, tudo isso possibilita que nossa produtividade seja aumentada e que o trabalho com um projeto seja agradável e sem dor.

Fique mais preparado para o mercado dominando este incrível IDE e tirando máximo proveito de suas funcionalidades, confiando que ele foi pensado para programadores manterem sua produtividade no maior nível possível. Vamos lá?

Mapa de aprendizado

Guias de consulta

Baixar vídeo
Avalie o curso
Suporte ao aluno - Deixe a sua dúvida.