Do que trata o artigo

Este artigo fará uma pequena abordagem sobre o Microsoft Visual Studio LightSwitch. Havendo primeiramente uma parte conceitual que apresentará a ferramenta e posteriormente uma parte prática, mostrando como é possível usá-la para criar aplicações profissionais com acesso a uma base de dados em poucos minutos e sem implementar código algum.

Para que serve

Com esta ferramenta não é preciso necessariamente entender muito de linguagem de programação para fazer um simples CRUD para tarefas básicas que aparecem no nosso dia-a-dia. A ferramenta pode ser usada para criar uma simples Agenda de Contatos, um Gerenciador de Livros Pessoal ou Empresarial, um Gerenciador de CDs Emprestados, um Controle de Estoque simples, e muitas outras aplicações podem ser criadas com esta ferramenta. E o melhor de tudo, com poucos cliques é possível mudar aplicativo de uma aplicação Desktop para Web, e vice-versa.

Em que situação o tema é útil

É útil para gerentes que precisam de algum controle automatizado simples e não desejam um sistema completo, assim eles mesmos poderão desenvolver seu controle.

Resumo do DevMan

Este artigo vem com o intuito de demonstrar como funciona esta nova ferramenta da Microsoft. Criando uma pequena aplicação que realize as operações de manipulação de dados – cadastro, alteração, deleção e visualização de dados - e faça a exportação dos dados para o Microsoft Excel. Esse aplicativo irá ajudar uma concessionária fictícia saber quais clientes que a visitam e acabam se tornando compradores.

No dia 23 de Agosto de 2010 Microsoft liberou a versão beta de uma nova ferramenta da família Visual Studio 2010 – O Visual Studio LightSwitch. O Visual Studio LightSwitch é uma maneira simples de criar aplicações de negócios para Desktop, Web e Nuvem com qualidade e em curto espaço de tempo. Ele pode ajudar a resolver necessidades específicas de negócios, fazendo com que seja possível criar com rapidez aplicações com uma qualidade profissional, independente das habilidades de desenvolvimento de aplicativos de quem o usa.

Como se sabe, a maioria dos aplicativos empresariais tem grande parte de seus códigos dedicada à manipulação de dados, ou seja, criar, ler, alterar e apagar os dados (CRUD), e é perdido muito tempo em tarefas como: criação de um código que se comunique com uma fonte de dados, que especifique as regras de negócios e a criação de interface para o usuário. O LightSwitch foi projetado com o intuito de simplificar essa parte demorada no desenvolvimento de aplicativos, permitindo ao seu utilizador usar uma base de dados que é criada automaticamente por ele, ou podemos referenciar uma base de dados já existente. Isto tudo sem precisar escrever código algum. Ele ainda facilita a vida do seu utilizador fornecendo telas que são baseadas em modelos pré-definidos e visualizações automáticas dos dados, bastando simplesmente citar os elementos que deseja visualizar.

É possível também especificar regras de negócios, validações simples como campos obrigatórios e a quantidade mínima ou máxima de valores. Tudo isso através de um modo designer. Sem contar que para casos mais complexos ele permite implementar os códigos das regras de negócios em diferentes cenários, desde salvar alterações ou realizar operações de autorização.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo