Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 64. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Quick Update

Windows Services

Uma necessidade muito comum quando estamos desenvolvendo aplicações, principalmente as de maior porte, é o processamento de determinadas operações em background, no servidor. São os conhecidos Windows Services, que instalados no servidor, funcionam como partes da aplicação executando serviços automatizados, como envio de e-mails, cargas de dados para sistemas de BI, etc.

São muitas as aplicações possíveis com os serviços do Windows, e o .NET Framework, desde suas primeiras versões, permite a criação dessas.

A primeira coisa a ser feita para se criar um serviço no Visual Studio, é a criação de um projeto do tipo Class Library. Em seguida, você deve adicionar um novo item ao projeto, utilizando o template Windows Services. Confira na Figura 1.

 

Figura 1. Criando um Serviço com o template Windows Service

 

Um Serviço nada mais é do que uma classe que herda da classe ServiceBase, confira na Listagem 1. Por default essa classe possui um construtor e dois métodos, um chamado OnStart e outro OnStop. Como você já deve ter visto, todo serviço do Windows possui as opções de Iniciar(Start) e Parar(Stop). Estes são os métodos executados nestas duas ocasiões.

 

Listagem 1. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo