5. Conhecendo a ferramenta IBConsole

5. Conhecendo a ferramenta IBConsole

5. Conhecendo a ferramenta IBConsole

Nesse capítulo conheceremos a ferramenta IBConsole da Borland para gerenciamento e administração do InterBase. O IBConsole acompanha a instalação do InterBase na versão para Windows.

A ferramenta possui também uma versão disponível para Linux, que pode ser baixada a partir do site CodeCentral da Borland (codecentral.borland.com). Apesar do IBConsole ser da Borland ele pode ser utilizado também para administrar servidores Firebird.

Nota: A versão do IBConsole que acompanha o InterBase 7.5, possui algumas incompatibilidades para gerenciamento do Firebird 1.5.x. No Capítulo 6 desse módulo, veremos a ferramenta IBExpert que pode ser utilizada tanto para gerenciamento do InterBase quanto para o Firebird.

Durante os capítulos desse curso utilizaremos a ferramenta IBConsole como ferramenta padrão para criação dos exemplos e exercícios. Para a criação e manipulação dos objetos do banco de dados e para a manipulação das informações, utilizaremos comandos DDL (Linguagem de Definição de Dados) e DML (Linguagem de Manipulação de Dados) diretamente, sem o uso de interfaces gráficas.

O objetivo de utilizarmos comandos SQL puro durante o curso, é para manter o desenvolvedor independente de ferramenta para administração e gerenciamento do banco de dados InterBase ou Firebird, e o mais importante, mostrar toda a estrutura e sintaxe da linguagem PSQL (procedural) utilizada pelos dois bancos de dados.

O IBConsole permite o gerenciamento de vários servidores ao mesmo tempo. Na versão que acompanha o IB 7.5 podemos gerenciar vários servidores, tanto locais, quanto remotos. Devido ao InterBase possuir agora o suporte a múltiplas instâncias em uma mesma máquina, com o IBConsole podemos gerenciar cada instância do servidor rodando na máquina de forma independente.

Para utilizar o IBConsole, caso você tenha o InterBase instalado na máquina, basta acessar a opção IBConsole ( )  a partir do menu Iniciar|Programas>Borland InterBase 7.5 Server Trial do Windows. A interface do IBConsole é bastante simples e fácil de ser utilizada. A ferramenta trabalha utilizando a estrutura de árvore para mostrar seus objetos, onde no lado esquerdo da janela principal podemos fazer a navegação entre os objetos da árvore, e no lado direito visualizar detalhes sobre o objeto selecionado.

Para registrar um servidor local ou remoto, dentro da ferramenta utilize a opção Register disponível a partir do menu Server, ou dê um duplo clique sobre a opção " [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book