7. Criando e gerenciando banco de dados IB/FB

7. Criando e gerenciando banco de dados IB/FB

7. Criando e gerenciando banco de dados IB/FB

Neste capítulo veremos como criar, alterar e apagar um banco de dados IB/FB, além de aprender a gerenciá-los. O InterBase e o Firebird são softwares para armazenamento e gerenciamento de dados relacionados entre si.

Nossa tarefa é criar os objetos, como tabelas, índices, triggers, para que esses dados possam ser manipulados. O servidor IB/FB organiza esses objetos dentro de um banco de dados. O primeiro objeto que deve ser criado dentro do servidor é o banco de dados.

Criando o arquivo de banco de dados

Um banco de dados IB/FB fica armazenado dentro de um arquivo físico. Esse arquivo, pode possuir uma extensão qualquer; porém, para banco de dados InterBase, o padrão utilizado é GDB/IB. Para o FireBird a extensão padrão é FDB.

Obs: Você pode utilizar a extensão que quiser para o arquivo de banco de dados IB/FB, ou, se preferir, pode deixar até mesmo sem extensão alguma.

Para criar um banco de dados a partir do IBConsole, basta logar no servidor onde deseja criar o banco e a partir do objeto Databases da árvore selecionar a opção Create Database (Figura 7.1).

Figura 7.1. Criando um novo banco de dados a partir do IBConsole

Ao selecionar essa opção, a janela Create Database aparece para que possamos configurar as opções necessárias para a criação do banco de dados (Figura 7.2).

 

Figura 7.2. Janela Create Database para criação do banco de dados

Um banco de dados IB/FB pode conter mais que um arquivo físico, onde você pode especificá-los através da Grid File(s). Na Figura 7.2 estamos criando um banco de dados de nome “ClubeDelphi.ib” que ficará localizado no diretório “C”. Na seção Options, podemos informar o tamanho de cada página física do banco de dados, onde o default é 4096.

Nota: Para banco de dados onde as operações de pesquisas são muito grande, é aconselhável aumentar o tamanho da página de dados. Quanto maior a página de dados, mais registros ficam armazenados dentro de cada uma, fazendo com que em operações de consulta, menos número de páginas sejam retornadas.

 É possível ainda apontar o Default Character Set que será utilizado pelo banco de dados. O IB/FB possui diversos Character Set que podem ser utilizados em todo o mundo. A opção Character Set é utilizado para determinar quais caracteres serão aceitos em campos Char, VarChar e alguns tipos BLOB (sub type text). O Character Set WIN1252 é o aconselhado para a língua portuguesa.

Utilizando o Character Set None, fazemos com que o InterBase aceite todos os dados exatamente da forma que tiver sido digitado. Quando especificamos um Character Set no banco de dados, todas as tabelas e colunas passam a utilizar esse como padrão.

Obs: Você pode indicar um Character Set especifico para uma coluna de uma tabela. Para isso, basta utilizar a instrução Character Set nome_do_caracter após a declaração da coluna.

A opção SQL Dialect é utilizado para compatibilidade com versões anteriores do InterBase. Bancos de dados criados em versões anteriores a 6 devem utilizar o Dialeto 1. Isso garante que o banco de dados fique compatível e funcione adequadamente em versões posteriores do InterBase.

O valor padrão do SQL Dialect é 3, isso permite que utilizemos os novos recursos que nasceram na versão 6 do servidor de banco de dados. No campo Alias podemos especificar um apelido para o banco de dados que estamos criando. Esse apelido será mostrado na árvore de objetos dentro do IBConsole.

Administrando o tamanho do arquivo físico do banco de dados" [...] continue lendo...