Anatel adota novas metas no acesso a internet
Agência Nacional de Telecomunicações aprovou no ultimo dia vinte e sete, novas metas para as empresas que oferecem acesso à internet fixa e móvel
Com as nova medida, a velocidade mínima de conexão entregue pelas empresas com mais de 50 mil assinantes deverá saltar inicialmente para 60%, em uma média mensal, já em 2012. Em 2014 a velocidade contratada vai ser de 80% em média da velocidade contratada.
A velocidade instantânea da conexão não poderá ser inferior a 20% do que for contratado em 95% das medições. Esse percentual vai passar para 30% depois de um ano e para 40% no ano seguinte. Segundo a Anatel, as metas de velocidade começam a valer depois de um ano da publicação das resoluções, o que deve acontecer nos próximos dias.
As empresas deverão oferecer aos consumidores um software para a medição da velocidade, que servirá para que eles possam reclamar se a velocidade contratada não for cumprida.
As novas medidas também estabelecem que as empresas ficam proibidas de limitar a velocidade de conexão de acordo com o serviço que está sendo utilizado, salvo em caso de segurança e estabilidade de rede. Assim, uma operadora que oferece Internet e telefonia não poderá dificultar o acesso dos usuários a serviços de transmissão de voz pela rede para induzi-los a utilizar o telefone. Com isso as as prestadoras de serviços de internet não podem dificultar o acesso a serviços de VoIP (Skype, Google Talk, etc) ou vídeos ondemand (como Netflix), induzindo o usuário a utilizar outros serviços da empresa, como telefone e TV por assinatura.
Fonte : Anatel
Artigos relacionados
-
DevCast
-
DevCast
-
DevCast
-
DevCast
-
DevCast