Aplicação de vendas com Windows Mobile

Aprenda a desenvolver uma aplicação completa para Windows Mobile.

Esse artigo faz parte da revista WebMobile edição 20. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler este artigo em PDF

.NET Mobile

Aplicação de vendas com Windows Mobile

Aprenda a desenvolver uma aplicação completa para Windows Mobile – Parte I

 

Neste artigo veremos

·Criação de aplicações para dispositivos móveis;

·Acesso a dados com SQL Server 2005 EX;

·Criação do banco de dados e layout das telas.

Qual a finalidade

·Aprender a criar sistemas para a plataforma Windows Mobile;

Quais situações utilizam esses recursos?

·Todo tipo de desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis;

 

Resumo do DevMan

Nessa primeira parte do artigo veremos como desenvolver uma Iniciar um projeto para desenvolvimento de sistemas para Windows Mobile. Criaremos o banco e desenharemos as principais telas do sistema.

 

Há alguns anos as empresas que queriam gerenciar seus negócios de forma eficiente e eficaz, investiram alto em sistemas Client/Server. Quem não se lembra dos sistemas enormes criados com o Visual Basic 6.0? Alguns anos se passaram e estes sistemas já não englobavam o negócio como um todo, pois existia a dificuldade de usar o mesmo banco de dados em todas as diversas sedes de grandes empresas. Surgiram então os sistemas Web, que tiveram sua construção melhorada e otimizada com a chegada da plataforma .net.

Porém ainda existia uma limitação para as empresas: como proceder nos casos onde os funcionários estavam fora dos diversos escritórios, e sem a possibilidade de usar um notebook?

Neste cenário surgiu a necessidade dos sistemas criados para serem executados em dispositivos móveis como Celular, SmartPhone, Palm e PockePC .

Conhecendo esta necessidade, veremos como criar uma solução completa para uso em dispositivos móveis. Usaremos então o Microsoft Visual Studio 2005 e o banco de dados Microsoft SQL Server Express Edition 2005 para fazer todo o desenvolvimento de nosso sistema.

 

O cenário

O cenário de nossa aplicação é muito simples. Temos uma empresa chamada Butterfly, a qual necessita de um sistema Web que cadastrará as vendas realizadas por representantes externos. Este sistema será Web e será executado através de um PocketPC. A estrutura usada é representada na Figura 1.

 

Figura 1. Estrutura de desenvolvimento

 

No dispositivo móvel temos um browser, que através da Internet, acessará nossa aplicação que por sua vez está localizada em um servidor (Servidor Web). E a aplicação acessará os dados que estão em um servidor de dados. Perceba que a estrutura é exatamente igual a de uma aplicação Web para Desktop, com a diferença que ela será acessada através do browser de um dispositivo móvel. " [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados