Apresentando o framework PHP PRADO

Veja neste artigo uma apresentação do PRADO, framework PHP5 que permite o desenvolvimento de aplicações de forma simples e rápida, utilizando controles prontos, eventos e orientação a objetos.

Introdução

O PRADO é um framework de desenvolvimento de aplicações web em PHP5 que utiliza componentes e eventos em sua implementação e usa o padrão MVC, que separa lógica da apresentação. PRADO é uma sigla inglesa que significa Desenvolvimento Rápido de Aplicações em PHP, em inglês, PHP Rapid Application Development.

Uma de suas principais características é a realização de código, ou seja, o desenvolvimento utiliza não só o seu próprio código, mas também aproveita outros códigos escritos por membros de sua equipe ou mesmo disponíveis na internet, de forma rápida e fácil.

De acordo com o site responsável pela ferramenta, o framework é recomendado para o desenvolvimento de aplicações que requerem uma grande interatividade com o usuário. Pode ser usado para o desenvolvimento de simples sistemas de blog, complexos sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS - Content Management System), ou mesmo uma completa solução de e-commerce.

Características

Configurações

A instalação do PRADO framework envolve basicamente o download e a extração dos arquivos para um diretório do servidor web. No site www.pradosoft.com http://www.pradosoft.com, podemos baixar uma versão estável ou uma versão alpha (em teste).

Para constatarmos que a instalação foi bem sucedida, basta acessarmos o nosso servidor como acessamos costumeiramente. Uma mensagem de confirmação em inglês de que tudo ocorreu bem deve ser apresentada no navegador. Ainda podemos acessar o nosso servidor do seguinte modo http://endereco-do-servidor/prado/demos/, para vermos as aplicações de demonstração construídas utilizando o PRADO.


Figura 1: Pasta diretório principal do PRADO

Componentes

Os componentes do framework PRADO são inúmeros e de grande variedade, incluindo componentes dinâmicos que nos permitem uma melhor experiência com o usuário final. Serão citados os componentes e suas respectivas funções, sem abranger com profundidade suas propriedades e eventos.

Controles Padrões

Controles de Validação

Controles de Listagem

Controles de Dados

Conclusão

Assim concluímos mais este artigo, onde tivemos como objetivo termos uma introdução teórica básica sobre o PRADO, um framework PHP5 e de seus principais componentes. Agradeço a todos pela atenção e espero que o tema aqui mostrado tenha sido de agrado e compreensão de todos os leitores.

Conheça também:

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados