Artigo .net Magazine 61 - Construa uma Aplicação 100% - Parte 1

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Construa uma Aplicação 100% OO – Parte 1

Uma visão prática e realista do desenvolvimento de sistemas orientados a objetos

 

Introdução

“Programar é divertido, mas desenvolver sistemas com qualidade é difícil”. Essa frase denuncia a enorme diferença entre programar e realizar um completo processo de análise de sistemas, especificando do modo indelével como determinado problema deve ser solucionado, sem deixar de utilizar uma linguagem simples de comunicar, revisar, implementar e evoluir.

A orientação a objetos busca realizar esse grande feito. No entanto, para construir aplicativos verdadeiramente orientados a objetos é necessário muito mais do que simplesmente fazer uso de herança, polimorfismo, encapsulamento e abstração, os alicerces desse novo paradigma.

Veremos que a palavra-chave de todo o paradigma da orientação a objetos é abstração. A própria criação de um objeto é um exercício de abstração. Cada classe de negócios cria uma redoma de abstração em torno de suas funcionalidades e características. A arquitetura de software busca a abstração entre as camadas de apresentação, de negócios e de dados. O processo de análise de sistemas, incremental e espiralado, faz com que cada fase do projeto se mantenha abstraída das fases seguinte.

Neste artigo analisaremos uma Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas Orientados a Objeto (MDS-OO) baseada nas tecnologias atualmente utilizadas nos principais projetos de software: Unified Software Development Process (Processo Unificado de Desenvolvimento de Software), ou simplesmente UP, e Unified Modeling Language (UML). Abordaremos desde a fase de concepção do projeto até a implantação, passando pelas fases de especificação, arquitetura e construção. Partindo da premissa de que o leitor conhece os conceitos básicos da UML (mesmo que minimamente), iniciaremos pelo estudo de alguns artefatos de negócios, caminhando até a construção de uma pequena aplicação de controle de utilização de equipamentos e outros recursos materiais, em ASP.Net com VB.Net e banco de dados padrão SQL, que servirá como base de estudos práticos dos aspectos abordados.

O artigo, assim como o desenvolvimento de um sistema, está dividido em partes. Nessa primeira parte do artigo, começaremos pela homogeneização dos conhecimentos com uma breve introdução às tecnologias adotadas e passaremos pelas fases de planejamento e concepção do projeto. Nas partes seguintes continuaremos navegando pelo processo de desenvolvimento, caminhando pelas demais fases do projeto até chegarmos a construção e implantação de nossa aplicação.

 

Projeto de Sistemas

A demanda para o desenvolvimento de um novo sistema de computador normalmente está originada na percepção de necessidades da área demandante, cliente do produto a ser desenvolvido. Essa necessidade tipicamente está baseada em uma ou mais das seguintes situações:

ûUma nova oportunidade de negócio, visando o aumento de receita da empresa;

ûUma demanda do mercado, visando atingir as necessidades dos clientes que podem ou não resultar em aumento de receita;

ûUma exigência de um cliente específico;

ûUma evolução tecnológica que permita reduzir custos e riscos ou agregar valor ao produto da empresa;

ûUma exigência legal.

 

É importante que tenhamos o senso de que é a área demandante (cliente) que tem a propriedade do produto a ser implantado e não a área de tecnologia ou de desenvolvimento de sistemas. É comum encontrarmos instituições onde se entende erradamente que os sistemas de computador são de propriedade da área de tecnologia. No processo de desenvolvimento, a área de TI é fornecedora de recursos e expertise, e responsável pela construção do sistema conforme definição do cliente, devendo atender às necessidades e expectativas do mesmo.

Essa divisão de responsabilidades, apesar de bastante natural, é significativa para o sucesso do empreendimento. Não deveria existir desenvolvimento de sistemas sem a formalização de um projeto de desenvolvimento, assim como não deveria existir um projeto de desenvolvimento sem um cliente responsável pelo produto a ser desenvolvido.

A criação de um novo sistema de computador contextualizado em um projeto de desenvolvimento de software garantirá a aplicação dos conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades que visem atingir um conjunto de objetivos pré-estabelecidos.

O corpo de conhecimentos de gerencia de projetos (PMBOK), compilado e publicado pelo PMI (Project Management Institute), define projeto como sendo “um empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto o serviço único”.

 

Nota do DevMan

Estabelecido em 1969 e sediado na Filadélfia, Pensilvânia EUA, o Project Management Institute (PMI) é a principal associação mundial sem fins lucrativos em Gerenciamento de Projetos, atualmente com mais de 170.000 associados em todo o mundo.

 

Neste artigo faremos uso de técnicas de gestão de projeto e de modelagem de sistemas orientados a objetos na especificação e construção de um sistema aplicativo para controle dos recursos materiais de uma empresa fictícia, doravante denominada como Companhia ACME. Um recurso material pode ser uma sala de reunião, uma sala de vídeo conferência, um projetor, um " [...] continue lendo...

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