Artigo .net Magazine 61 - Introdução ao teste de software

Artigo da Revista .NET Magazine - Edição 61.

Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 61. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

 

Introdução ao teste de software

Conceitos, critérios e técnicas de aplicação

 

A competitividade mundial, principalmente no desenvolvimento de software, tem estimulado as empresas de desenvolvimento de sistemas, ou então as áreas de TI dentro das empresas, a melhorar a qualidade de seus produtos. O item qualidade já vem sendo discutido há muito tempo em várias áreas, porém nem sempre é tratado como requisito fundamental no desenvolvimento de software.

As principais metodologias utilizadas no processo de desenvolvimento de sistemas, desde a época da análise estruturada, até os dias de hoje, onde a maioria das metodologias é iterativa, apresenta como uma das fases o Teste de Software.

Neste artigo abordaremos os principais conceitos a respeito do Teste de Software, iniciando com a conceituação e em seguida apresentado alguns critérios de teste, inclusive com exemplos de como utilizá-los. Finalizamos abordando a utilização do profissional testador no mercado de trabalho.

 

Teste de software

Teste de Software consiste em executar um software, ou parte dele, e comparar se o resultado obtido (saída obtida) é diferente do resultado esperado (saída esperada).

De uma forma geral é impossível, através do Teste de Software, afirmar que um Sistema seja 100% livre de erros. Para tanto, seria necessário que um Sistema fosse testado com todos os possíveis dados de entrada.

Como a quantidade de dados de entrada costuma ser muito grande para que todos sejam utilizados durante os testes, torna-se impraticável realizar um conjunto de testes que prove a inexistência de erros em um software.

Mas se o Teste de Software não garante que um Sistema jamais apresentará resultados impróprios, seu objetivo não é provar que seja 100% livre de erros e, sim, encontrar erros. Erro é a diferença entre o valor esperado e o valor obtido.

Um teste bem sucedido é aquele que encontra um erro. Se o profissional realizar um conjunto de testes e não encontrar um erro, o teste não foi bem sucedido.

Uma questão importante é: se o Teste de Software não prova que um software é livre de erros, como proceder com os testes? O que deve ser focado? Como saber que o software foi suficientemente testado para que, pelo menos, seja considerado confiável, isto é, com baixa probabilidade de apresentar erros?" [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados