Artigo .net Magazine 62 - Construa uma Aplicação 100% OO – Parte 2

Artigo da Revista .NET Magazine - Edição 62.

 

Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 62. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

 

Construa uma Aplicação 100% OO – Parte 2

Uma visão prática e realista do desenvolvimento de sistemas orientados a objetos

 

“Programar é divertido, mas desenvolver sistemas com qualidade é difícil”. Essa frase encabeçou a primeira parte desse artigo e está sendo repetida nessa segunda parte para nos lembrar sempre da enorme diferença entre “conversar com o usuário e sair programando” e realizar um trabalho técnico, especializado e de alta qualidade profissional.

Este artigo está dividido em partes, assim como o processo de desenvolvimento de sistemas, e tem o objetivo de apresentar na prática uma Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas Orientados a Objeto (MDS-OO). Em vista disso, nas etapas de modelagem dos artefatos do projeto, será aplicada a linguagem UML (Unified Modeling Language) e no controle das atividades serão utilizadas técnicas de Gerência de Projetos. Por fim, vale ressaltar que os artefatos criados e a Metodologia de Desenvolvimento apresentada são baseados no Processo Unificado de Desenvolvimento de Software (Unified Software Development Process).

Nosso trabalho propõe o desenvolvimento de uma aplicação real e utilizável na maioria das empresas, um sistema para controle de equipamentos e recursos materiais que será desenvolvido em ASP.Net com VB.Net e banco de dados padrão SQL.

Na primeira parte do artigo, discutimos alguns conceitos fundamentais e criamos um projeto de desenvolvimento para a construção do sistema proposto. Iniciamos pelo planejamento do trabalho, a elaboração da declaração de escopo, a construção do plano de iterações e o cronograma do projeto.

Nessa segunda parte do artigo, utilizaremos o plano de iterações do projeto para selecionar a iteração que será priorizada. Além disso, a iteração escolhida servirá como prova de conceito das técnicas de modelagem. Veremos que para desenvolver um novo software, precisamos conhecer primeiro o processo de negócio que será automatizado, para garantir a aderência da ferramenta às necessidades da empresa.

Nas próximas partes do artigo, continuaremos em nossa navegação pelos meandros da engenharia de software, caminhando pelas fases de elaboração, construção e transição do projeto.

 

A Fase de Concepção do Produto – Entendimento do Negócio

O projeto de desenvolvimento do sistema de controle de recursos materiais (SCRM) está organizado em cinco iterações. A primeira iteração teve o objetivo de planejar e organizar a execução do projeto. O produto do sistema será progressivamente construído da segunda a quinta iteração, seguindo a ordem: Cadastro de Usuário, Cadastro de Recursos Materiais, Controle de Movimentação de Recursos Móveis e Reserva de Recursos.

A implantação de um novo software busca a automatização de um ou mais processos (ou partes de processos) manuais ou semi-manuais, que, normalmente, já são realizados na empresa e estão carentes de uma nova abordagem. O novo sistema será tão melhor assimilado quanto maior for o nível de aderência aos processos que estão sendo automatizados. No entanto, não devemos esquecer que o esforço para desenvolver e implantar um novo software é tão impactante para a empresa que é aconselhável aproveitar o movimento de mudança para revisar e otimizar os processos em automação. A simples automação de um processo deficitário pode até conseguir torná-lo mais rápido, mas não conseguirá torná-lo melhor, com menos erros e com menor custo operacional.

A primeira fase do desenvolvimento de um produto é o entendimento do processo de negócio que o produto pretende atender, seguido da respectiva revisão e otimização. Ao analisarmos o processo atual poderemos identificar pontos de falha, gargalos, retrabalhos e outras perdas de produtividade, que podem ser melhoradas pela simples revisão do processo ou pela revisão e automação. O ideal é que o novo sistema automatize os processos, proporcionando maior eficácia nas atividades que o compõe.

 

Modelando o Processo de Negócio

Modelar um processo significa descrever, textualmente ou por meio de diagramas, a coleção de documentos, informações e tarefas inter-relacionadas, iniciadas em resposta a um evento, que visam atingir um determinado valor agregado para o cliente e os demais interessados no processo.

"
[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados