Artigo WebMobile 19 - Construindo Mobile-Payment com Java ME

Como utilizar de forma eficaz a Payment API para fornecer sistemas de pagamento móveis através da Java ME.

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Java Mobile

Construindo Mobile-Payment com Java ME

Como utilizar de forma eficaz a Payment API para fornecer sistemas de pagamento móveis através da Java ME

 

Este artigo objetiva falar sobre os sistemas Mobile Payment, demonstrando o estado da arte no Brasil e no exterior. Além disso, visa demonstrar o uso da Payment API (JSR 229) através da construção de um aplicativo protótipo. A proposta é desenvolver um sistema de compra de passagens para dispositivos móveis com Java ME.

 

Introdução

A utilização dos pequenos dispositivos ultrapassou as ações de telefonar e enviar mensagens SMS faz algum tempo. Hoje em dia, podemos controlar eletrodomésticos, configurar o nosso banho mesmo estando a quilômetros de distância da nossa casa, obter rotas e informações sobre trânsito e, além disso, podemos efetuar compras sem precisar usar cartões magnéticos ou ter dinheiro em mão. Este novo conceito é chamado de Mobile Payment (pagamento móvel), intimamente ligado ao Mobile Commerce (comércio móvel). O telefone celular até ganhou um novo nome, carteira de bolso.  Em um futuro próximo o comerciante irá indagar aos seus clientes: O senhor vai pagar com cartão, dinheiro ou telefone celular.

A plataforma Java ME é, atualmente, uma das mais utilizadas para o desenvolvimento de aplicativos móveis, principalmente quando o dispositivo alvo é um telefone celular. Devido a sua arquitetura, o desenvolvedor tem diversas APIs opcionais ao seu alcance, que transcendem as capacidades básicas de uma MIDlet (aplicativo Java ME). Por exemplo, com Scalable 2D Vector Graphics API, o desenvolvedor pode usufruir dos poderes das imagens SVG (Scalable Vector Graphics) em suas aplicações, ou ainda, com a Location API for J2ME é possível construir uma aplicação LBS (Location Based System) e, para Mobile Payment, foi criada a JSR 229 (Payment API).

A utilização da Payment API é o foco deste artigo, onde será tratado primeiramente os conceitos acerca do Mobile Payment, além de estudos de casos de adoções da tecnologia no Brasil e no mundo. Posteriormente será discutido o desenvolvimento do protótipo do sistema de compra de passagens para a plataforma Java ME.

 

Mobile Payment

O Mobile Payment se trata de uma forma de pagamento, onde o usuário não precisa mais portar dinheiro ou cartões de crédito, nem mesmo talões de cheque, o seu dispositivo móvel passa a ser sua carteira. É apenas mais umas das convergências que os pequenos dispositivos recebem, eles já receberem a capacidade multimídia, já receberam um receptor GPS, já lêem imagens QR-Code e código de barras, nada mais natural que também possam efetuar compras.

Transações comerciais através de telefones celulares já são algo consolidado em países como Estados Unidos, Japão, dentre outros. Diversos projetos pilotos já foram implantados, um deles é o Mobipay da Espanha. Através do casamento entre bancos e operadoras celulares, os usuários podem usar seus telefones móveis para pagamento de táxi, compras na internet, recarga de pré-pago, assinaturas de revistas, estacionamento, passagens de ônibus, pagamento de faturas, doações e remessas. O PayPass, da associação entre o Citibank  e a Mastercard, permite o uso nas estações de metrô, semelhante ao que ocorre com o bilhete único adotado em São Paulo, porém, com o telefone celular.

O Japão utiliza o Mobile FileCa desde 2006, onde os usuários podiam se beneficiar inicialmente de 13 mil lojas e 2,7 máquinas em todo o país.

No Brasil, o ponto inicial foi dado com a adoção de solução Mobile Banking, que foram implantados pela grande maioria dos bancos em atividade no país. Porém, desde a metade de 2007 percebe-se a preocupação destes mesmos bancos, assim como operadoras de cartões de créditos e até mesmo de fabricantes de máquinas de compra e venda de pequenos produtos, com a implantação de soluções que permitam a comercialização de produtos através de " [...] continue lendo...

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