Artigo WebMobile 21 - Desenvolvendo um Jogo para Desktop controlado pelo celular via bluetooth - parte 1

Desmistificando a utilização de Canvas para o desenvolvimento de interfaces visuais.

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Matéria de Capa - Java Mobile

Desenvolvendo um Jogo para Desktop controlado pelo Celular via Bluetooth Parte I – Desmistificando a utilização de Canvas para o desenvolvimento de interfaces visuais

 

De que se trata o artigo:

O artigo trata do desenvolvimento de jogos para Desktop, o qual é controlado pelo movimento do aparelho celular. O artigo é dividido em três: no primeiro é apresentada a utilização da classe Canvas para manipulação de interfaces gráficas de baixo nível. No segundo artigo desta série será apresentada a tecnologia Bluetooth para a comunicação entre o telefone celular e o computador desktop, a qual possibilita transferir o controle do jogo para o aparelho celular. Na terceira e última parte da série, o controle do jogo que é feito pelo celular receberá o aporte da Mobile Sensor API. Com isso, os sensores do aparelho celular percebem sua movimentação para todos os lados, recuperando estas informações e repassando ao desktop através da comunicação Bluetooth

Para que serve:

Descobrir o funcionamento da classe Canvas. Esta possibilita desenhar em baixo nível a interface gráfica de um aplicativo.

Em que situação o tema é útil:

Para o desenvolvimento de interfaces mais aprimoradas e jogos.

Atualmente, os jogos eletrônicos são considerados uma das mais expressivas práticas de entretenimento. A grande paixão pela essência criativa e divertida dos jogos é motivada pelo seu mercado milionário, que segundo a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (www.abragames.org) possui um faturamento anual superior a 20 milhões de reais. Isso faz com que os jogos se tornem cada vez mais populares, conquistando um imenso público de todos os gêneros e idades, e criando novos desafios para os profissionais da área.

Esse mercado abrange várias plataformas, destacando-se as apresentadas no gráfico da Figura 1.

 

Figura 1. Gráfico com as principais plataformas para o desenvolvimento de Jogos.

 

Considerando a grande diversidade de plataforma e o grande número de usuários de jogos, esse mercado é visto com otimismo por muitas empresas e profissionais, pois ao contrário do que muitos pensam, desenvolver um jogo não é uma tarefa difícil. Basicamente, são necessários dois requisitos básicos para a elaboração de game: primeiro, é necessário criatividade para montar um roteiro interessante para o jogo e, por fim, ter conhecimento sobre uma linguagem de programação e suas APIs (Application Programming Interface) para implementar na forma de código fonte toda a lógica e funcionamento do jogo.

Esta série de artigos apresentará os passos para o desenvolvimento de um jogo didático, e está dividida em três partes: na primeira é apresentada a utilização da classe Canvas para manipulação de interfaces gráficas de baixo nível. Foi optada pela classe Canvas pela mesma ser a base de outras API’s de manipulação gráfica, tais como Java2D, Java3D, JAI (Java Advanced Image) e até mesmo a GAME API (utilizada para o desenvolvimento de jogos para celular – Nota DevMan1). Inicialmente o controle do jogo é feito pelo aplicativo Desktop. No segundo artigo desta série (publicado também nesta edição), será apresentada a tecnologia Bluetooth para a comunicação entre o telefone celular e o computador desktop, a qual possibilita transferir o controle do jogo para o aparelho celular. Na terceira e última parte da série, o controle do jogo que é feito pelo celular receberá o aporte da Mobile Sensor API. Com isso, os sensores do aparelho celular percebem sua movimentação para todos os lados, recuperando estas informações e repassando ao desktop através da comunicação Bluetooth. Sendo assim, o controle do jogo não é mais feito através das " [...] continue lendo...

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