Artigo WebMobile 21 - .net Micro Framework

Conheça o .Net Micro Framework da Microsoft.

Esse artigo faz parte da revista WebMobile edição 21. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler este artigo em PDF

.net Mobile

.net Micro Framework

Conheça o .net Micro Framework da Microsoft

 

 

 

Neste artigo veremos

·O que é o Micro Framework;

·O Desenvolvimento de aplicações com Micro Framework;

·Vantagens do Micro Framework;

·Quando utilizar cada framework da plataforma .NET?

·O que está por trás do Micro Framework;

·Integração com WebServices;

·Instalando o Microframework.

Qual a finalidade

·Desenvolvimento para dispositivos embarcados com a plataforma .NET sem a necessidade de sistema operacional.

Quais situações utilizam esses recursos?

·Dispositivos que possuem pouca memória, e relativamente baixo poder de processamento e baixo consumo de memória.

 

Resumo do DevMan

Com o avanço da tecnologia, dispositivos cada vez menores e com maior capacidade surge a necessidade de evoluirmos também em software. Hoje em dia é cada vez mais comum encontrar aparelhos eletrônicos rodando algum tipo do programa. Porém, até hoje a forma mais “fácil” de se programar hardware é utilizando a linguagem C. Entretanto, uma novidade chega ao mercado de desenvolvimento e prometer prover ferramentas suficientes para o desenvolvimento em alto nível de programas para pequenos aparelhos, como relógios, micro-ondas, rádios, celulares etc. A ferramenta chama-se .net MicroFramework e é desenvolvida pela Microsoft Co.

Nesse artigo veremos o que exatamente é MicroFramework e como utilizá-lo.

 

  Imagine-se acordando de manhã, o café já está pronto, o pão quente torrado pula trazendo o cheiro de abrir o apetite. Ao entrar na cozinha a televisão ligada com o noticiário enquanto a água do banho está aquecendo no banheiro. Seu relógio mostra o resultado do jogo do seu time favorito. Enquanto toma café, visualiza a previsão do tempo em sua cafeteira. Sim, a cafeteira possuí um display LCD e está conectada à sua rede sem fio doméstica. Seu laptop, fechado, mostra no visor externo que você tem uma reunião de urgência que foi agendada ao mesmo tempo que o seu relógio vibra com a mesma informação. Depois de tomar café, a cafeteira desliga automaticamente, e pelo chuveiro começa a sair a água assim que você entra embaixo dele.

Enquanto toma banho, assiste aos melhores lances do jogo gravados sem propaganda em formato digital. Sae do banho, veste a roupa e saí de casa. Lembra-se então que esqueceu de colocar a máquina de lavar louça para funcionar. Sem problemas! Pega seu celular, conecta com sua casa, e programa a lava-louça para começar daqui duas horas, afinal é o horário que a energia tem desconto. Aproveita e ativa seu robô aspirador de pó para fazer aquela faxina. Nota que ele está com a bateria quase acabando. Tudo bem, ele volta à base para regarga, recomeçando depois a limpeza de onde parou.

Depois de alguns kilometros em direção ao trabalho, nota que seu carro está sem gasolina. Verifica no computador de bordo o preço da gasolina no posto mais perto de onde está. Seu GPS então recalcula a rota para o posto mais barato de acordo com o trânsito local e avisa que você chegará 15 minutos atrazado para sua reunião. Uma tela pergunta se você deseja avisar os demais participantes através de uma mensagem de texto, SMS. Você confirma e então o SMS é enviado.

Este mundo, aparentemente em um futuro distante daqui, já pode ser construído hoje utilizando como base o .net Micro Framework. Além de automação residêncial, vamos entender como o Micro Framework pode nos ajudar na área de saúde, pesquisa industrial, entre muitas outras áreas. Vamos entender também um pouco da arquitetura desta plataforma, e a diferença entre outras plataformas da Microsoft para desenvolvimento embarcados.

Veremos também como começar programando, e quais as opções de desenvolvimento utilizando o Micro Framework. Como este mundo só pode ser construído se tivermos informações em tempo real, veremos como o Micro Framework pode beneficiar-se de acesso à Web Services.

 

 O que é o Micro Framework?

O Micro Framework é uma versão bootável (inicializável) do .Net Framework que permite desenvolver softwares para dispositivos embarcados utilizando uma linguagem de programação de alto nível, como por exemplo o C#. Por ser o menor framework existente atualmente, uma aplicação desenvolvida com o Micro Framework requer relativamente pouca capacidade de hardware, sendo ideal para dispositivos pequenos como relógios, acessórios de roupa, display auxiliar, entre outros.

O Micro Framework possui uma plataforma de desenvolvimento muito poderosa, utilizando o Visual Studio como a ferramenta de desenvolvimento. Apesar de atualmente só haver suporte para desenvolvimento utilizando C#, a Microsoft esta trabalhando no suporte de outras linguagens, como por exemplo, o VB.Net.

O Framework é bem compacto, contendo aproximadamente setenta classes e quatrocentos e vinte métodos, o suficiente para construir uma boa aplicação. Permite o desenvolvimento do código utilizando uma linguagem gerenciável em C# utilizando um subconjunto das bibliotecas .NET. Inclui suporte a I/O do dispositivo, sendo totalmente integrado com o ambiente de desenvolvimento do Visual Studio.

Atualmente ele roda em processadores como o ARM7 ou ARM9, precisando de 250KB a 512KB para o footprint. Precisa de uma entrada serial, USB ou de rede para a instalação da aplicação. Um ponto muito forte do Micro Framework é o suporte ao debug, tanto em emulador, quando diretamente no hardware.

O Micro Framework permite estender a aplicação, inclusive dando suporte a novos drivers. Cada vez mais os dispositivos estão mais potentes, com mais autonomia em termos de bateria, mais memória, mais poder de processamento, com visores mais potentes. Focando nisto, o Micro Framework passa a ser cada vez mais uma excelente opção de desenvolvimento embarcado. Áreas como automação industrial, automação residencial, saúde, segurança, robótica, entre outras já estão utilizando o " [...] continue lendo...

Artigos relacionados