Artigo WebMobile 22 - LINQ to SQL - Acessando e entendendo os conceitos de acesso a dados com LINQ to SQL

Nesse artigo veremos sobre LINQ, LINQ to SQL, LinqDataSource e ASP.NET GridView.

 Esse artigo faz parte da revista WebMobile edição 22. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler este artigo em PDF

ASP.NET

LINQ to SQL

Acessando dados com o LINQ to SQL

 

Nesse artigo veremos

·LINQ;

·LINQ to SQL;

·LinqDataSource;

·ASP.NET GridView;

Qual a finalidade?

·Conhecer na prática como funciona a ferramenta LINQ to SQL;

Quais situações utilizam esses recursos?

·O desenvolvimento rápido de aplicações Web que acessam dados em bases de dados do SQL Server;

 

Resumo do DevMan

Atualizar-se nas mais diversas tecnologias existentes no mercado hoje, é uma das principais premissas para quem deseja ser um bom profissional da área de TI. E certamente uma tecnologia que tem evoluído muito juntamente com o lançamento do .net framework 3.5 da Microsoft, foi o LINQ. Mas o que é exatamente LINQ? Como funciona? Como  utilizá-lo no dia-a-dia?

Nesse artigo você vai ver qual a maneira mais simples e prática de começar a utilizar a linguagem LINQ nas suas aplicações. O LINQ to SQL é a ferramenta mais fácil que temos no .NET 3.5 para quem deseja entrar nesse mundo.

 

Como sabemos, o Visual Studio 2008 e o .NET Framework 3.5 já possuem um Service Pack 1 e recentemente a Microsoft anunciou que vai lançar em 2010 a nova versão do Visual Studio, juntamente com o .NET Framework 4.0.

Nós como profissionais da área de tecnologia precisamos estar atualizados com as novidades, e caminhar no mesmo ritmo com que a tecnologia se renova. Ou como diz Tião Carrero: Cochilou o Cachimbo Cai. Essa deve ser a premissa básica do desenvolvedor de software.

Das muitas novidades que surgiram na plataforma .NET nos últimos dois anos, a que considero mais importante é a linguagem LINQ. E este tem sido o tema principal dos meus artigos e vídeo-aulas nos últimos meses. Mas muita gente me pergunta: Como eu faço para começar a utilizar o LINQ em minhas aplicações?. Com tanto material sobre o assunto, tantos exemplos e apresentações, mesmo assim sinto certa resistência em colocar o LINQ em prática.

É claro que não há uma resposta mágica para a questão. A adoção de uma nova tecnologia sempre é um processo traumático, principalmente se você pretende aplicar essas novidades em aplicações já em funcionamento.

Mas vamos tentar nesse artigo, ver qual é a maneira mais fácil e rápida de colocar o LINQ em prática na construção de aplicações Web. Iremos explorar a ferramenta mais simples que trabalha com o LINQ, o LINQ to SQL. E sentiremos na prática quais são as vantagens que a linguagem nos oferece.

 

LINQ na Teoria

Dê uma forma bem simples podemos dizer que o LINQ, da sigla Language Integrated Query, é uma linguagem que oferece suporte à consulta de dados dentro das linguagens C# e VB.NET.

É importante notar que LINQ é simplesmente a linguagem que permite a realização das queries. Paralelamente a essa linguagem temos uma série de ferramentas ou providers que habilitam o uso do LINQ contra diversas fontes de dados, como por exemplo, o LINQ to SQL, que habilita o uso do LINQ contra bases de dados do SQL Server.

Essa é uma confusão muito comum para quem começa a estudar o LINQ. É importante fazer essa diferenciação, para entender até onde vai a linguagem, e onde começam os providers.

Além do LINQ to SQL, temos hoje uma quantidade imensa de providers que permitem o uso do LINQ, tais como:

·LINQ to XML: para acesso a dados armazenados em arquivos XML;

·LINQ to Entities: para acesso à databases relacionais através do ADO.NET Entity Framework;

·LINQ to DataSet: permite o uso do LINQ em Datasets tipados do .NET 2.0;

" [...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados