Artigo WebMobile 22 - Seam Framework: Simplificando o desenvolvimento Java web

O artigo apresenta o Seam Framework destacando algumas de suas principais características.

 

Esse artigo faz parte da revista WebMobile edição 22. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler este artigo em PDF

Java Web

Seam Framework

Um overview sobre o framework contextual para Java Enterprise

 

LEAD: BOX

De que se trata o artigo:

O artigo apresenta o Seam Framework destacando algumas de suas principais características.

Para que serve:

Existem diferentes frameworks de apoio ao desenvolvimento de aplicações java web no mercado.  É importante conhecer as principais características de cada um para saber em que situações cada framework é mais adequado. Neste contexto, este artigo apresenta algumas das principais características do Seam Framework.

Em que situação o tema é útil:

O seam framework apóia o desenvolvimento de aplicações java web. Ele traz um conjunto de características de forma a facilitar o desenvolvimento de aplicações.

 

A plataforma Java oferece diversas opções para desenvolvimento de aplicações para a Web. Além do maduro JSP/Servlet, há vários frameworks disponíveis no mercado, cada um com suas vantagens e desvantagens. Dentre os mais famosos, estão o Struts e o JavaServer Faces, além dos brasileiros VRaptor e Mentawai. Porém, há muitas críticas de que as configurações são onerosas, que eles têm muito XML que acaba impactando diretamente na produtividade.

Tomando como foco o JavaServer Faces, existem algumas questões criticadas por vários desenvolvedores. O excesso de configuração em XML, por exemplo, requer tempo de implementação e se mostra ineficiente durante refatorações, mesmo utilizando ferramentas avançadas. Outro motivo de críticas é a ausência de suporte padrão a requisições baseadas no protocolo HTTP/GET. Estas e outras questões acabam dificultando uma maior adoção do framework.

Diante destes e de outros aspectos, uma equipe de desenvolvimento liderada por Gavin King desenvolveu o Jboss Seam com intuito de simplificar o desenvolvimento. O Seam é inspirado em diversos princípios, como unificação da camada de negócios, integração de EJB 3 e JSF, suporte a AJAX, incentivo a anotações, integração com business process e fácil integração com testes unitários como JUnit e TestNG.

É notável o sucesso do Jboss Seam, tanto que, alguns dos melhores recursos serão padronizados na JSR 299, também conhecida como Web Beans. Com o lançamento do Web Beans, espera-se que o Seam irá oferecer os recursos do Web Beans - como desenvolvimento do modelo de negócios - e continuará oferecendo os recursos de segurança, envio de e-mails e geração de documentos PDF’s e planilhas eletrônicas.

A partir de agora, analisaremos algumas das principais características do Seam Framework.

 

Seam Core

O contexto de componentes é coração do Seam. Ele é responsável por integrar Entity Beans, Session Beans Statefull e Statelss, Message-driven Beans e Java Beans. " [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados