Artigo WebMobile 23 - Conferindo o tempo com Android

Artigo publicado pela revista WebMobile edição 23.

 

Esse artigo faz parte da revista WebMobile edição 23. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

 

Clique aqui para ler este artigo em PDF

 

Android

Conferindo o tempo com Android

 

 

De que se trata o artigo:

Comunicação com web services fazendo uso da plataforma aberta Android.

 

Para que serve:

Desenvolver aplicações Android para sistemas distribuídos, aproveitando-se da característica de interoperabilidade de web services de forma a economizar banda e processamento.

 

Em que situação o tema é útil:

Quando se deseja integrar uma aplicação Android a um serviço web já existente. Mais especificamente neste artigo, serviços web RESTful que utilizam JSON como formato de troca de informações.

 

 

Web services tem sido a maneira mais adotada na indústria para integrar suas aplicações com novos partners, fornecer serviços poderosos aos consumidores e garantir interoperabilidade entre seus sistemas distribuídos ao mesmo tempo em que novas funcionalidades são liberadas.

Neste artigo você vai descobrir como acessar e utilizar estes serviços com Android.

 

Por onde começar?

A primeira decisão a ser tomada é escolher um estilo de arquitetura de software, ou seja, um conjunto de regras de design que identificam os tipos de componentes a serem utilizados para compor nosso sistema.

Visto que estamos trabalhando com web services e não podemos esquecer que nosso client será um dispositivo móvel com limitações de memória, processamento e energia, escolhemos o uso de web services RESTful (REpresentational State Transfer) - um design que abraça uma arquitetura cliente-servidor sem estado, em que os serviços web são encarados como recursos e podem ser identificados por suas URLs (ler Nota DevMan 1). Os clientes deste serviço devem acessar uma representação particular do recurso que desejam, transferindo o conteúdo de um conjunto de métodos remotos definidos globalmente, que descrevem uma ação a ser realizada sobre o recurso.

A nossa principal vantagem no ponto de vista de cliente do serviço é que o uso de RESTful implica num menor uso de banda, pois o uso de um protocolo SOAP exigiria um custo muito alto devido ao seus headers, camadas adicionais de elementos SOAP e a interpretação do XML.

Então, por motivos de processamento e banda, escolhemos JSON (JavaScript Object Notation) como nosso formato de troca de mensagens - além da leveza, JSON nos oferece a interpretação instantânea da mensagem como código javascript pelo browser, caso este seja utilizado (ler Nota DevMan 2)." [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados