Artigo WebMobile 23 - Introdução ao desenvolvimento de aplicações para o iPhone com o iPhone SDK

Artigo publicado pela revista WebMobile edição 23.

 

Esse artigo faz parte da revista WebMobile edição 23. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

 

Clique aqui para ler este artigo em PDF

Mobile

Introdução ao desenvolvimento de aplicações para o iPhone com o iPhone SDK

 

LEAD: BOX

De que se trata o artigo:

Desenvolvimento de aplicações para o iPhone com o iPhone SDK.

Para que serve:

Para informar sobre o desenvolvimento do iPhone usando iPhone SDK, abordando a instalação do mesmo e a criação de uma aplicação simples.

Em que situação o tema é útil:

Desenvolvimento e debug de aplicações para o iPhone.

Mobilidade tem sido a palavra mais abordada nos dias de hoje. Os dispositivos móveis tem ganhado uma enorme importância no nosso dia a dia. Quem atualmente consegue viver sem um celular no bolso?

O celular tem se apresentado como peça fundamental em nossas vidas, facilitando a comunicação com o mundo ao nosso redor e nos últimos anos ele simplesmente deixou de ser um mero meio de comunicação e passou a ser um verdadeiro “canivete suíço” moderno com inúmeras funcionalidades, transformando-se em um verdadeiro computador de bolso, capaz de nos divertir, informar e orientar nossos caminhos.

Entre inúmeros celulares disponíveis no mercado, surgiu um com características singulares, o iPhone. Este celular inovou o conceito de telefonia móvel, apresentando funcionalidades que até então não haviam sido adicionadas a um celular. Neste artigo, falaremos brevemente sobre a história do iPhone, o que o torna este celular tão interessante, quais as funcionalidade que o mesmo possui e então abordaremos como você pode ampliar essa gama de funcionalidades ao criar novas aplicações usando o iPhone SDK.

 

História do iPhone

O iPhone é o primeiro celular produzido pela fabricante de computadores Apple. Ele revolucionou o mercado de celulares ao apresentar uma gama de funcionalidades inéditas neste tipo de dispositivo, onde a principal delas é seu teclado virtual que pode ser utilizando bastando somente tocar na tela, chamado de touch screen (ver Figura 1).

 

Figura 1. Tela inicial do iPhone

 

A primeira versão comercial do iPhone foi lançada em 9 de janeiro de 2007. Esta versão incluía suporte para câmera, voice mail, media player, mensagens SMS, navegação na internet e conexão Wi-Fi.

A segunda versão do iPhone, mais conhecida como iPhone 3G, veio com suporte às tecnologias de redes 3G HSDPA e UMTS além de um GPS integrado.

Porém, o grande desafio que surgiu a partir daí foi: como viabilizar o desenvolvimento global de novas aplicações para rodarem no iPhone. A seguir, conheceremos um pouco sobre este novo ramo que surgiu.

 

Desenvolvimento de Aplicações para o iPhone. O que é o iPhone SDK?

No dia 6 de março de 2008 foi lançado o iPhone SDK, que é um kit completo para o desenvolvimento de aplicações para o iPhone contendo a IDE Xcode, a ferramenta Interface Builder, o iPhone Simulator, o compilador GCC, a ferramenta de debug GDB, dentre vários outros utilitários de desenvolvimento.

A IDE Xcode é um dos softwares fundamentais do SDK. Com o Xcode é possível iniciar rapidamente a criação de uma aplicação para o iPhone a partir de um assistente/wizard. Ela possui suporte para complemento de código, integração com sistemas de controle de versão de código como o CVS e SVN, integração com o Interface Builder e com o iPhone Simulator.

Para criação da interface de aplicações, o SDK dispõe do Interface Builder. Com esta ferramenta é possível criar interfaces para as aplicações para o iPhone bastando apenas arrastar e soltar os componentes de interface disponíveis em uma paleta de componentes na tela que está sendo desenhada. É possível, ainda, gravar as telas em um formato chamado XIB (ver Nota DevMan 1) que é descrito em XML. Esses arquivos podem ser carregados a partir do código de nossa aplicação, que então vai processar este arquivo e apresentar a tela ao usuário.

 

Nota DevMan 1. XIB

O XIB é um formato de arquivo usado para descrever de forma declarativa a estrutura de uma tela de uma aplicação para o iPhone, contendo informações como tamanho, posicionamento, componentes presentes na tela, características e comportamentos dos mesmos.

 

Para compilar as aplicações, pode ser usado o GCC, que é um compilador opensource capaz de compilar código nas linguagens C, C++ e Objective C. O Xcode utiliza-se do GCC para compilar o código das aplicações para o iPhone.

Além do GCC, o iPhone SDK também faz uso do GDB, que é um projeto opensource utilizado para depurar aplicações desenvolvidas em C, C++ e também Objective C. O Xcode possui excelente integração com o GDB, facilitando no processo de depuração de suas aplicações.

" [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados