Artigo WebMobile 24 - Cloud Computing na Prática

Neste artigo veremos a definição de cloud computing e os tipos de serviços oferecidos em cloud. Em seguida, mostraremos um exemplo prático do desenvolvimento de uma aplicação nessa plataforma.

 

Esse artigo faz parte da revista WebMobile edição 24. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Clique aqui para ler este artigo em PDF

Cloud Computing

Cloud Computing na Prática

 

De que se trata o artigo:

Neste artigo veremos a definição de cloud computing e os tipos de serviços oferecidos em cloud. Em seguida, mostraremos um exemplo prático do desenvolvimento de uma aplicação nessa plataforma.

 

Para que serve:

O desenvolvimento de aplicações em cloud permite o uso de um ambiente de baixo custo, altamente escalável, em que os recursos são pagos à medida que são usados e que não requer do desenvolvedor investimentos em infraestrutura de servidores e nem os custos de mantê-los funcionado.

 

Em que situação o tema útil:

Ao escolher uma plataforma para desenvolver novas aplicações web, os desenvolvedores devem avaliar as alternativas disponíveis em cloud, com o objetivo de otimizar custos de infraestrutura de hardware e software na criação de aplicações escaláveis.

 

 

Ao acessar um serviço de webmail, como o Gmail, a partir de qualquer lugar e sem se preocupar com os limites de armazenamento, você pode não saber, mas está fazendo uso de cloud computing, ou computação em nuvem. Cloud computing é um modelo de computação em que recursos de TI são consumidos sob demanda e providos no formato de serviços, por um conjunto massivo de servidores, através de protocolos usados na Internet.

Dentre as vantagens desse modelo computacional, a que tem chamado mais atenção é a possibilidade de utilizar, a um baixo custo, serviços de processamento e armazenamento de dados escaláveis e elásticos, cujo uso pode aumentar e diminuir de acordo com a necessidade do cliente. Além disso, toda essa infra-estrutura está disponível para todos, desde o pequeno empreendedor com um cartão de crédito, até as grandes corporações, que gastam milhões com tecnologia da informação. No caso das grandes empresas, transferir o processamento dos seus data centers para a cloud representa menos gastos com servidores e redução dos custos para mantê-los funcionando.

Além de aplicações Web 2.0, como o Gmail, a cloud computing oferece outros tipos de serviços, apresentados na Tabela 1.

 

Tipo de serviço

Descrição

Exemplos

Aplicações Web 2.0

Serviços web de última geração.

Google Docs e Flickr.

Software-as-a-Service (SaaS)

Aplicações de negócio disponibilizadas em web sites.

Salesforce.com e IBM Bluehouse.

App-components-as-a-service

Componentes disponíveis em cloud que podem ser usados em conjunto para compor mashups.

Google Maps API e Flickr API.

Software-platform-as-a-service (PaaS)

Serviços para desenvolvimento de aplicações para rodar em cloud, com componentes como servidor de aplicação e banco de dados.

"
[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados