Artigo WebMobile 29 - Minicurso de Ruby on Rails – Parte 9

Fechamos o minicurso aprendendo como utilizar as partials do Rails para minimizar o desenvolvimento e como enviar arquivos para o servidor usando o conhecido plug-in Paperclip.

De que trata o artigo: Fechamos o minicurso aprendendo como utilizar as partials do Rails para minimizar o desenvolvimento e como enviar arquivos para o servidor usando o conhecido plug-in Paperclip.

Para que serve: Com esse artigo conseguiremos aperfeiçoar a qualidade do nosso código e, além disso, aprenderemos a criar um sistema de uploads, útil em diversas situações.

Em que situação o tema útil: Em diversos serviços precisamos agilizar o desenvolvimento de partes redundantes de uma aplicação, e as partials são um importante recurso para ganho de produtividade. Já o upload de arquivos, na nossa aplicação, possibilita ao usuário customizar seu espaço no blog, mas este mecanismo também pode ser utilizado para outras diversas funcionalidades.

Esse é o último artigo da série Minicurso de Ruby on Rails. Durante a série, conhecemos as principais funcionalidades desse framework que ganha espaço no mercado graças a sua agilidade e minimalismo.

Vimos nas últimas edições da WebMobile como implementar cada funcionalidade de um aplicativo de blog: categorias, tags e usuários. Neste último artigo veremos como usar as partials para refatorar o código, como trabalhar com o upload de arquivos, através do plug-in Paperclip, e como modificar as urls dos posts para a otimização dos serviços de busca.

Partials

Nas edições anteriores, vimos que partials são um recurso usado pelo Ruby on Rails para diminuir os códigos repetidos de um aplicativo e assim agilizar a manutenção do projeto. No nosso blog, temos duas views da entidade Post muito semelhantes: a que lista todos os posts (index.html.erb) e a que mostra o post e seus comentários (show.html.erb).

Para evitarmos a redundância em nosso código, crie dentro da pasta app/views/posts"

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados