Boas práticas com T-SQL – Manipulando Datas

Este artigo mostra boas práticas de como manipular datas usando funções nativas do SQL Server.

Neste segundo artigo vou mostrar boas práticas para manipular datas usando as funções nativas do SQL Server de uma forma simples e prática, este conteúdo também pode ser encontrado no help do SQL Server.

DATEPART

Função usada para obter uma determinada parte de uma data como por exemplo o ano, mês, dia, hora, minuto, segundo, etc. Para utilizá-la pede-se dois parâmetros sendo o primeiro a parte da data e o segundo a data propriamente dita, repare que no exemplo abaixo usei no segundo parâmetro da função datepart a função getdate() usada para retornar a data atual do servidor.


Figura 1: Uso da função DATEPART

DATEDIFF

Função usada para obter a diferença de anos, meses, dias, horas, minutos, segundos, dentre outros entre duas datas. Para utilizá-la pede-se três parâmetros sendo o primeiro a parte da data o segundo a data inicial e o terceiro a data final, repare que no exemplo abaixo usei no segundo parâmetro da função datepart a função getdate() usada para retornar a data atual do servidor.


Figura 2: Uso da função DATEDIFF

DATEADD

Função usada para adicionar anos, meses, dias, horas, minutos, segundos, dentre outros a uma data. Para utilizá-la pede-se três parâmetros sendo o primeiro a parte da data o segundo o valor ao qual será adicionado e o terceiro a data propriamente dita, repare que no exemplo abaixo usei no segundo parâmetro da função datepart a função getdate() usada para retornar a data atual do servidor.


Figura 3: Uso da função DATEADD

CONVERT

No contexto do artigo esta função é usada para converter um campo ou variável do tipo data para uma string baseado em uma norma ou padrão do SQL Server. Para utilizá-la pedem-se dois parâmetros sendo o primeiro o tipo ao qual o dado será convertido que no nosso caso é um varchar, o segundo parâmetro é a data na qual será convertida e o terceiro parâmetro é a norma ou padrão do SQL Server listado abaixo, repare que no exemplo abaixo usei no segundo parâmetro da função datepart a função getdate() usada para retornar a data atual do servidor.

Abaixo listei todas as normas/padrões do SQL Server a questão agora é usar a que se encaixa melhor para cada tipo de situação.


Figura 4: Uso da função CONVERT

Abraços e até a próxima!!!

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados