Como Usar Docker Para Iniciantes: O Guia Completo Para Começar a Usar Containers

Aprenda como usar Docker para iniciantes, dê seus primeiros passos com containers e acelere seu aprendizado com os cursos e artigos da DevMedia!

Como usar Docker para iniciantes: o guia completo para começar a usar containers

Se você está começando no mundo da programação, com certeza já ouviu alguém falar sobre Docker. À primeira vista, ele pode parecer complicado, mas não se preocupe: neste guia, vou te mostrar de forma simples o que é o Docker, como ele funciona e como você pode começar a usá-lo agora mesmo para melhorar seus projetos. Continue a leitura para entender mais sobre o tema a seguir.

O que é Docker e por que usar?

Docker é uma plataforma que facilita a criação, execução e gerenciamento de containers. Mas é preciso que você também entenda o que são containers. De maneira bem prática, eles são caixas virtuais que juntam tudo o que seu aplicativo precisa para funcionar: código, bibliotecas, dependências e até mesmo um sistema operacional.

Assim, o aplicativo sempre vai rodar do jeitinho que você preparou, não importa onde.

O objetivo é garantir que o ambiente de desenvolvimento seja o mais consistente possível. Com isso, você cria uma receita para o funcionamento do seu aplicativo e, depois, basta rodar.

Antes do Docker, os desenvolvedores passavam horas configurando o ambiente certo e pior: o que funcionava na sua máquina, às vezes, dava erro em outra. Hoje, com o Docker, isso ficou muito mais fácil e rápido.

Como o Docker resolve problemas comuns de desenvolvimento?

Um dos problemas mais chatos para quem desenvolve é aquele clássico "na minha máquina funciona". O problema ocorre quando o ambiente de desenvolvimento é diferente do ambiente de produção (aquele onde o aplicativo realmente vai ser usado). Pequenas diferenças de versão de uma biblioteca, sistema operacional ou configuração podem fazer o que funcionava antes dar erro.

O Docker resolve esse problema criando um ambiente padronizado. O seu aplicativo e tudo o que ele precisa ficam empacotados no contêiner. Assim:

Essa técnica também facilita muito o trabalho em equipe. Todos usam a mesma "receita" para rodar o projeto, e ninguém mais fica preso em configurações manuais. Para quem está começando, é um alívio poder focar mais no código e menos na configuração.

Como começar a usar Docker?

Instalando o Docker

Para começar, você precisa instalar o Docker no seu computador. É bem simples:

Após instalado, você pode abrir o terminal e digitar:

docker --version

Se tudo estiver certo, o terminal vai mostrar a versão instalada do Docker.

Rodando seu primeiro contêiner

No terminal, digite:

docker run hello-world

Esse comando pede para o Docker baixar uma imagem de teste e executar. Se você receber a mensagem de sucesso, parabéns! Seu Docker está funcionando.

Comandos básicos

Aqui vão alguns comandos iniciais para você já sair usando:

Como criar e gerenciar containers no Docker?

Criando um Dockerfile

O Dockerfile é um arquivo de texto onde você descreve tudo o que seu contêiner precisa. Um exemplo básico de Dockerfile seria:

# Usa uma imagem base FROM node:14 # Cria uma pasta dentro do contêiner WORKDIR /app # Copia os arquivos do seu projeto para dentro do contêiner COPY . . # Instala as dependências RUN npm install # Diz como iniciar o app CMD ["npm", "start"]

Salve esse arquivo como Dockerfile na raiz do seu projeto. Ah, e atenção à indentação. Copie da forma que está aqui.

Construindo a imagem

Com seu Dockerfile pronto, no terminal (na pasta do seu projeto), rode:

docker build -t meu-app .

Esse comando cria uma imagem chamada meu-app baseada no seu Dockerfile.

Rodando o seu contêiner

Agora, para executar seu app dentro do contêiner, use:

docker run -p 3000:3000 meu-app

Isso vai mapear a porta 3000 do seu computador para a porta 3000 do seu contêiner. Assim fica fácil acessar o aplicativo no navegador.

Testando e compartilhando

Um passo muito importante é testar seus containers em diferentes máquinas e, se quiser, enviar suas imagens para o Docker Hub, um repositório online gratuito (ou privado) para armazenar suas imagens.

Por que Docker é uma ferramenta essencial para desenvolvedores?

Docker virou um queridinho no mundo da programação porque ele facilita todas as etapas do desenvolvimento de software. Vou te mostrar como:

Desenvolvimento local

Com o Docker, você cria um ambiente de desenvolvimento em poucos minutos. Esqueça aquela dor de cabeça para configurar servidor, banco de dados, dependências... tudo pode estar num contêiner, pronto para usar.

Integração contínua (CI)

Times que usam práticas de integração contínua conseguem rodar testes automáticos dentro de containers, garantindo que o código novo não quebre nada. É muito mais fácil padronizar o processo de testes e builds com containers.

Deploy

Na hora de enviar o app para produção, você simplesmente manda a imagem do contêiner para o servidor. Sem surpresas, sem "funciona na minha máquina", sem sofrimento.

Escalabilidade

Se o seu aplicativo bombar e você precisar lidar com milhares de usuários, o Docker também facilita escalar a aplicação. Você pode subir várias instâncias dos seus containers rapidamente e equilibrar o acesso.

Dê os Primeiros Passos com a DevMedia e Acelere Sua Jornada na Programação

Docker é uma ferramenta poderosa. Com este guia, você já tem tudo para dar seus primeiros passos de maneira confiante. Comece instalando o Docker, rodando seus primeiros containers e, logo, você vai estar criando imagens personalizadas e usando containers em todos os seus projetos.

Quer aprender ainda mais sobre tecnologia, programação e o mercado de trabalho? Conheça os cursos e artigos da DevMedia, que tem tudo o que você precisa para evoluir na área tech!

Artigos relacionados