Curso

Administração do Oracle 10g Express no Linux

O Oracle é um dos principais banco de dados relacional utilizado pelas empresas de médio e grande porte. Visando auxiliar o profissional que deseja se tornar um DBA, este curso de Oracle apresenta os principais tópicos voltados à administração básica do Oracle 10g Express na distribuição Red Hat Enterprise Linux 4 (RHEL). O curso é voltado para os profissionais que possuem o conhecimento básico do sistema operacional Linux e também conhecimentos básicos de banco de dados. O curso aborda diversos tópicos passo a passo como instalação, componentes da arquitetura do Oracle, gerenciamento dos bancos de dados e seus arquivos (datafiles, tablespaces, control files, redo log files e data files), dicionários, tabelas, índices, usuários, roles, permissões, privilégios, componentes de rede, backup, restore, arquivamento, RMAN, transferência, importação e exportação de dados, dentre outros tópicos. Focando no usuário iniciante, este curso apresenta passo a passo cada um dos exemplos e demonstrações utilizados durante as aulas, permitindo um acompanhado detalhado do que está sendo apresentado durante todas as vídeo aulas do curso.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

31 horas

(10 aulas)

Aula 1 - Curso de Oracle 10g: Tarefas pré-instalação

Esta vídeo aula inicia o curso de administração básica do Oracle 10g Express no Linux Red Hat 4 através da apresentação de quais tarefas devem ser realizadas antes da instalação

Aula 2 - Curso de Oracle 10g: Instalação do Oracle 10g no Linux

Esta vídeo aula mostra como instalar o Oracle 10g Express no Enterprise Red Hat Linux 4 a partir do pacote RPM.

Aula 3 - Curso de Oracle 10g: Scripts de Serviços

Esta vídeo aula mostra como realizar algumas das tarefas pós-instalação do Oracle 10g Express Edition no Linux Enterprise Red Hat 4.

Aula 4 - Componentes arquiteturais do Oracle

Esta vídeo aula apresenta os principais componentes da arquitetura do Oracle.

Aula 5 - Arquivos PFILE e SPFILE

Esta vídeo aula começa apresentando os parâmetros do Oracle e como eles são armazenados nos arquivos PFILE e SPFILE.

Aula 6 - Criação e gerenciamento

O foco desta vídeo aula é na criação manual de um novo banco de dados cujo identificador (SID) é ORATEST, apesar da existência de um banco de dados já criado na instalação do Oracle cujo identificador (SID) é XE.

Aula 7 - Dicionário de Dados

Inicialmente apresenta-se o conceito de dicionário de dados e de como pode-se consultar as informações armazenadas no catálogo do banco de dados através de objetos como tabelas e views.

Aula 8 - Arquivos de controle do Oracle

Os arquivos de controle (CONTROL FILES) do Oracle são arquivos binários que armazenam diversas informações necessárias para manter o estado atual do banco de dados.

Aula 9 - Grupos e arquivos REDO LOG

O uso de um log de transações é uma das principais características de um banco de dados que possui suporte à transações.

Aula 10 - Tablespaces e DataFiles

O gerenciamento de arquivos de dados (datafiles) no Oracle é realizado através de um objeto chamado tablespace.

Ver todas as 31 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Banco de Dados

SQL: Seleção Múltiplas tabelas

Hello World com Elasticsearch

Avançando com Subqueries