Curso

Algoritmo: Variáveis e tipos de dados

Neste curso vamos nos aprofundar nos conceitos de variáveis e seus tipos de dados. As variáveis são formas de armazenar dados em memória. Com as variáveis podemos guardar diferentes tipos de informação, como textos ou números, por exemplo. Ao final deste curso você saberá como declarar e utilizar variáveis de diversos tipos suportados pelo Portugol.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

4 horas

Curso de Algoritmo (4 aulas)

Aula 1 - Introdução

No curso anterior aprendemos a construir uma aplicação simples capaz de dividir dois números. Agora, vamos entrar em detalhes em uma das partes do código anterior: as variáveis.

Aula 2 - Declarando variáveis

Nesta aula começaremos a ver como declarar variáveis, como elas são divididas e como atribuímos valores a elas. O processo de declaração de variáveis é o ponto inicial da criação de um software e é isso que veremos nessa aula.

Aula 3 - Tipos de dados

Nesta aula conheceremos os tipos de dados disponíveis no Portugol e como devemos utilizar cada um deles de forma correta. Entraremos em detalhes, mostrando através de exemplos como utilizar cada um dos tipos básicos do Portugol.

Aula 4 - Praticando

Para colocar em prática o que aprendemos neste curso vamos criar um exemplo que mostra um sistema de cadastro de jogos para uma loja.

Iniciar agora
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Algoritmo

Portugol: Estruturas de repetição

Portugol: Construindo uma aplicação de tabuada

Algoritmo: Estruturas condicionais