Curso

Android Toolbar: Criando um menu superior customizado

Aprenda neste curso como customizar a barra do aplicativo de uma aplicação Android, tornando-a compatível com o Material Design e versões do Android anteriores a esta linguagem visual.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

8 horas

Criando um menu no Android (8 aulas)

Aula 1 - Introdução

Acompanhe aqui o que é a barra do aplicativo, qual seu comportamento padrão e como ela ficará após finalizarmos sua customização.

Aula 2 - Definindo o tema da aplicação

Saiba nesse vídeo por que usar a Toolbar é importante e como substituir a ActionBar nativa por esse componente em suas aplicações Android.

Aula 3 - Atributos da Toolbar

Agora que já adicionamos a Toolbar no aplicativo precisamos definir quais serão os seus atributos. Faremos isso modificando o arquivo de layout da Activity.

Aula 4 - Ícone de navegação

Neste vídeo veremos como instanciar a Toolbar no código da Activity e ainda a inclusão de um ícone de navegação a ela.

Aula 5 - Layout do menu de opções

O menu flutuante da barra do aplicativo pode ser criado através do arquivo de layout do menu. Para isso faremos nesse vídeo a inclusão do diretório de recursos de menu no aplicativo.

Aula 6 - Carregando o menu na aplicação

Após criar o arquivo de layout do menu, apresentado na barra do aplicativo, precisamos carregá-lo no código da Activity. Veremos como dar esse passo aqui.

Aula 7 - Tratando o evento de clique sobre os itens

Ainda na Activity precisamos agora declarar qual ação será executada quando algum item do menu flutuante for clicado. Para isso devemos sobrescrever o método onOptionsItemSelected, conforme será demonstrado neste vídeo.

Aula 8 - Criando um item com ícone

Com o menu flutuante finalizado é possível definir que um de seus itens deverá permanecer visível na barra do aplicativo e ser apresentado com um ícone customizado. Veremos neste vídeo qual propriedade adiciona essa característica ao item de menu.

Iniciar agora
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Android

Meu primeiro aplicativo Android

Android básico: O que são Application Components?

Preparando o ambiente para programar para Android