Curso

Aplicando eXtreme Programming (XP) na prática

Neste curso aprenderemos XP de uma forma totalmente inédita, simulando uma software house passo a passo. Além disso, veja como a eXtreme Programming funciona no ambiente corporativo, suas etapas e as práticas utilizadas do começo até a entrega do software.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

7 horas

Curso de eXtreme Programming (7 aulas)

Aula 1 - Introdução

Apresentaremos a proposta e objetivo do curso, que envolve um formato mais prático e dinâmico para que o aluno possa absorver melhor a metodologia ágil. Abordaremos objetivo, participantes envolvidos, os papéis assumidos por cada um e muito mais.

Aula 2 - Conceituação do Projeto

Nesta aula será abordado como tudo começa em um projeto que utiliza XP. Será demonstrado a proposta do cliente e as condições contratuais que são aceitas pelas equipes que utilizam a metodologia.

Aula 3 - Planejamento Inicial

Uma vez feito um contrato com o cliente, a equipe que utiliza XP deve se reunir com o mesmo para conhecer melhor o sistema. Assim, esta vídeo demonstra como coletar requisitos, fazer as estimativas, dar um prazo inicial e dividir os requisitos.

Aula 4 - Planejar Iteração

Sempre que uma iteração nova começa na XP é necessária uma reunião de planejamento para distribuir as atividades entre os desenvolvedores. Apresentaremos como esse processo é realizado e quais atitudes devem ser observadas.

Aula 5 - Implementando a Iteração

Agora os desenvolvedores apresentarão as práticas da XP utilizadas para desenvolver um projeto de rede social para programadores. Será demonstrado o dia a dia deles e práticas como reuniões em pé, TDD e Programação em Par.

Aula 6 - Entrega da iteração

Ao final da Iteração muito código já foi desenvolvido, então é hora de fazer o fechamento antes de iniciar a próxima iteração. Neste vídeo, a equipe se reúne para fazer observações e destacar as lições aprendidas.

Aula 7 - Entrega da Release

Por fim, após várias interações, a release é concluída. Assim, apresentaremos a última etapa da XP que é a entrega da release, onde cliente e desenvolvedor se reencontram para testes e para as atividades de aceitação do projeto.

Iniciar agora
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Engenharia de Software

O que é teste unitário?

Levantamento de Requisitos: Exemplo prático de entrevista

O que é Levantamento de Requisitos?