Curso

ASP.NET MVC: Primeira aplicação com o Entity Framework

Neste curso aprenderemos a implementar um CRUD em uma aplicação ASP.NET MVC utilizando o Entity Framework como mecanismo de persistência de dados

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

17 horas

Curso Online de ASP.NET MVC e Entity Framework (10 aulas)

Aula 1 - Apresentação do projeto

Neste vídeo conheceremos o escopo do curso, quais recursos usaremos e qual projeto será desenvolvido ao longo dos próximos vídeos. Veremos o projeto ASP.NET MVC em funcionamento, persistindo e consultando dados do SQL Server por meio do EF.

Aula 2 - Criando o projeto e instalando o Entity Framework

Dando início ao nosso projeto criaremos aqui uma nova aplicação ASP.NET MVC pelo Visual Studio 2017 e instalaremos nela o Entity Framework, um framework de mapeamento objeto-relacional que será usado para acessar o banco de dados SQL Server.

Aula 3 - Criando o model

Nossa aplicação de exemplo será um cadastro de alunos, por isso a primeira classe que criaremos será o model Aluno, contendo as propriedades a serem preenchidas e exibidas no cadastro.

Aula 4 - Criando o DbContext

Neste vídeo criaremos a classe EscolaContext, herdando de DbContext, que é a responsável por representar o banco de dados dentro da aplicação e dará acesso às coleções de objetos que serão convertidas para tabelas no SQL Server.

Aula 5 - Configurando a string de conexão

Neste vídeo vamos configurar a string de conexão no arquivo Web.config. Essa configuração indicará para o Entity Framework o endereço do servidor do SQL Server e o banco de dados que será usado.

Aula 6 - Criando o controller

Neste vídeo criaremos o controller que será responsável por todas as ações do CRUD de alunos. Aqui usaremos apenas o template para criação de controllers oferecido pelo Visual Studio, que já cria também as actions e views para o cadastro.

Aula 7 - Implementando a busca

Neste vídeo vamos ver como implementar uma busca no cadastro de alunos. Para isso criaremos um formulário na página de listagem que enviará um texto buscado para uma action no controller de alunos.

Aula 8 - Alterando a validação de datas

Por padrão o ASP.NET MVC utiliza o plugin jQuery Validate para validar os campos nas views. Essa validação, no entanto, utiliza o padrão de datas americano. Neste vídeo veremos como customizar esse comportamento para usar o padrão brasileiro.

Aula 9 - Alterando a busca para case insensitive

A busca que implementamos no vídeo 7 considerava as diferenças entre letras maiúsculas e minúsculas, o que pode não ser eficiente para um mecanismo de pesquisa. Neste vídeo veremos como modificar esse comportamento, tornando a busca case-insensitive.

Aula 10 - Tradução da interface

Neste vídeo veremos como traduzir alguns dos textos da interface da aplicação, que por padrão é criado em inglês pelo Visual Studio. Essas alterações serão feitas diretamente nas views.

Ver todas as 17 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de .NET

Hello World com a linguagem C#

Relatórios com o Stimulsoft Reports.Web para .NET

O que é .NET Core?