Curso

Avançando no comando SQL Select

Consultas em SQL são amplamente utilizadas em diversos tipos de sistemas que utilizam bancos de dados relacionais. Neste curso aprenderemos a realizar algumas das consultas mais comuns utilizando a linguagem SQL. Exploraremos as diversas possibilidades de uso da instrução SELECT, em conjunto com outras cláusulas, funções e operadores muito utilizados.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

6 horas

Comando Select e a linguagem SQL (6 aulas)

Aula 1 - Campos calculados

Nesta aula aprenderemos a incluir na consulta alguns campos que não existem originalmente nas tabelas, mas cujo valor é fixo ou calculado a partir de outras colunas.

Aula 2 - Ordenando os registros

A cláusula ORDER BY é utilizada para ordenar as consultas em ordem crescente ou decrescente a partir de um ou mais campos. Nesta aula veremos, na prática, como é sua sintaxe e seu funcionamento.

Aula 3 - Funções de agregação

Nesta aula aprenderemos a utilizar as funções de agregação da linguagem SQL para obter resultados como soma, valor médio, máximo e mínimo das colunas da nossa tabela.

Aula 4 - Agrupamentos de dados

Agrupamentos são amplamente utilizados quando possuímos registros com dados em comum e desejamos visualizá-los de forma compacta, unindo-os por meio de colunas cujo valor se repete nas linhas da tabela. Como agrupar registros utilizando o GROUP BY.

Aula 5 - Junções de tabelas

Nesta aula aprenderemos a realizar junções (joins) de dados, retornando em uma única consulta os dados presentes em diferentes tabelas. Para isso utilizaremos o INNER, o LEFT e o RIGHT join.

Aula 6 - União entre consultas

A união entre consultas nos permite gerar um resultado contendo os registros de várias tabelas, desde que todas possuam campos do mesmo tipo e dispostos na mesma ordem no SELECT. Nesta aula aprenderemos como fazer isso utilizando o operador UNION.

Iniciar agora
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Banco de Dados

SQL: Seleção Múltiplas tabelas

Hello World com Elasticsearch

Avançando com Subqueries