Curso

Começando no Delphi: Controles visuais

Neste curso veremos como trabalhar com os elementos visuais mais básicos do Delphi, necessários para começar qualquer projeto. Aprenderemos a utilizar edit, label, button, groupbox, panel, pagecontrol, etc., para então montar o layout dos nossos formulários.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

21 horas

Curso de Controles visuais no Delphi (10 aulas)

Aula 1 - Introdução

Neste vídeo veremos a apresentação do projeto que será desenvolvido no curso. Aprenderemos como criar um exemplo utilizando alguns dos componentes visuais mais básicos do Delphi.

Aula 2 - Criando o projeto em Delphi

Neste vídeo veremos como criar um projeto em Delphi e como salvar o seu primeiro formulário. Serão salvos os arquivos uFrmPrincipal e App_Elementos_Visuais.

Aula 3 - Renomeando formulários em Delphi

Neste vídeo veremos como renomear o nosso formulário FrmPrincipal, que será o formulário principal da nossa aplicação e nele serão incluídos os componentes ao longo do curso. Na sequência mudaremos o seu caption.

Aula 4 - Criando um panel

Neste vídeo veremos como incluir um Panel em nossa aplicação, localizado na Tool Palette - Standard. Em seguida, será alinhado o Panel ao topo do nosso formulário utilizando a propriedade Align - alTop.

Aula 5 - Criando o PageControl

Neste vídeo veremos como incluir um PageControl em nossa aplicação, localizado na Tool Palette - Win32. Em seguida será alinhado o PageControl ocupando todo área livre que temos em nosso formulário, utilizando a propriedade Align - alClient.

Aula 6 - Evento onShow

Neste vídeo veremos como manipular o evento onShow do FrmPrincipal. Eventos são ações de interação do usuário com a tela/aplicação ou da própria aplicação. O evento onShow é executado assim que o formulário for “chamado”.

Aula 7 - Criando o Groupbox

Neste vídeo veremos como incluir um GroupBox em nossa aplicação, localizado na Tool Palette - Standard. Na sequência será definido um caption (título) para o GroupBox e em seguida serão adicionados um label e um edit dentro do GroupBox.

Aula 8 - Criando o TImageList

Neste vídeo veremos como incluir um ImageList em nossa aplicação, localizado na Tool Palette - Win32. Na sequência precisamos clicar duas vezes no ImageList e localizar as três imagens necessárias para configurar os componentes Buttons.

Aula 9 - Evento onEnter

Neste vídeo veremos como manipular o evento onEnter do Edit, que é executado assim que o componente recebe o foco. Neste evento implementaremos a mudança de cor do Edit, fazendo com que o mesmo fique amarelo.

Aula 10 - Evento onExit

Neste vídeo veremos como manipular o evento onExit do Edit, que é executado assim que o componente perde o foco e nele implementaremos a mudança de cor do Edit, fazendo com que o mesmo fique branco.

Ver todas as 21 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Delphi

Como criar um Cliente SOAP em Delphi

Exportando dados para o Excel com Delphi ComObj

Como manipular XML em Delphi