Curso

Como acessar o MongoDB com o C#

Neste curso veremos como conectar ao MongoDB a partir de uma aplicação C# e como realizar as operações de inserção, alteração, exclusão e listagem de documentos. O MongoDB tem sido amplamente empregado em diversos tipos de aplicação em que o modelo de banco de dados relacional não se mostra o mais eficiente, devido à necessidade de armazenar informações em formato flexível, mantendo a alta performance enquanto armazenam grandes volumes de dados.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

10 horas

Curso de MongoDB com o C# (10 aulas)

Aula 1 - Introdução ao curso

Neste vídeo conheceremos o objetivo do curso e alguns conceitos iniciais sobre as ferramentas que serão utilizadas, bem como sugestões de conteúdo complementar auxiliar seus estudos.

Aula 2 - Instalação das ferramentas

Neste vídeo veremos quais ferramentas serão utilizadas e como obtê-las, preparando assim o ambiente para as próximas aulas. Veremos também como instalar o pacote MongoDb.Driver via NuGet na aplicação C#.

Aula 3 - Conexão com o MongoDB

Neste vídeo veremos como estabelecer a conexão com o banco de dados usando a classe MongoClient, e como referenciar o database e a collection, usando para isso os métodos GetDatabase e GetCollection, respectivamente.

Aula 4 - Inserção de documentos

Neste vídeo veremos como inserir documentos nas coleções do banco de dados, empregando as funções InsertOne ou InsertMany para adicionar um ou vários objetos ao mesmo tempo, respectivamente.

Aula 5 - Alteração de documentos

Uma vez que sabemos como inserir os documentos, nesta aula aprenderemos a alterar seus dados, tanto redefinindo toda sua estrutura, quanto adicionando novos atributos e valores.

Aula 6 - Exclusão de documentos

Nesta aula conheceremos os métodos para remover documentos no MongoDB: DeleteOne e DeleteMany. Veremos como utilizar diferentes filtros para remover um ou vários registros ao mesmo tempo.

Aula 7 - Listagem de documentos

Veremos neste vídeo como listar os documentos cadastrados nas coleções do banco de dados, finalizando assim as operações básicas de CRUD. Para isso, utilizaremos o método Find da coleção.

Aula 8 - Lidando com documentos complexos

Nesta vídeo veremos como trabalhar com documentos complexos, ou seja, aqueles que contêm documentos internos em suas propriedades. Aprenderemos, então, como realizar as principais operações de persistência e leitura no banco com esse tipo de objeto.

Aula 9 - Tratando erros de conexão

Veremos neste vídeo como tratar a exceção que é gerada caso o servidor do MongoDB esteja indisponível. Essa exceção, do tipo TimeOutException, é disparada quando tentamos efetuar alguma operação de leitura ou escrita no banco.

Aula 10 - Utilizando autenticação

Veremos agora como acessar o MongoDB de forma autenticada por meio da aplicação C#, informando login e senha do usuário no momento da conexão. Para que isso seja possível, precisaremos ainda habilitar o modo de autenticação no servidor.

Iniciar agora
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de .NET

Hello World com a linguagem C#

Relatórios com o Stimulsoft Reports.Web para .NET

O que é .NET Core?