Curso

Como criar um Cliente SOAP em Delphi

Neste curso você criará um cliente SOAP em Delphi para consumir um serviço disponibilizado pelos Correios. O objetivo principal é mostrar a mecânica de como deve ser feito o consumo de um serviço SOAP. Lembre-se que não criaremos um serviço, vamos apenas consumi-lo.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

7 horas

Como criar um Cliente SOAP em Delphi (7 aulas)

Aula 1 - Introdução

A arquitetura SOAP é utilizada em muitos lugares ainda, principalmente em órgãos governamentais. Aprendemos como consumir um serviço desenvolvido nessa arquitetura e isso nos dará base para consumir qualquer serviço em SOAP.

Aula 2 - Aplicação desenvolvida

A aplicação desenvolvida é um cliente em Delphi que tem o objetivo de consumir o serviço dos Correios, no padrão SOAP. Não criaremos um serviço SOAP neste curso, mas apenas consumiremos o serviço.

Aula 3 - Importando o WSDL

A primeira etapa na criação do nosso projeto é importar o arquivo WSDL do web service dos Correios. Essa importação nos dará acesso a todas as classes e métodos disponibilizados pelo serviço.

Aula 4 - Arquitetura da aplicação

A arquitetura da aplicação nos ajudará a entender a mecânica como o nosso projeto funcionará, como será a integração entre o serviço importado e o nosso formulário.

Aula 5 - Classe TCorreioServico

A classe TCorreioServico funciona como um comunicador entre as iterações do formulário e as funções do web service dos Correios. Através desta classe invocamos o serviço CalcPrazo, que é um dos serviços disponibilizados pelo web service.

Aula 6 - Formulário Principal

O formulário principal é a interface com o usuário da nossa aplicação, que tem os controles visuais para interagirmos com o web service dos Correios.

Aula 7 - Método CalcularPrazo

A última etapa do nosso curso é entendermos o método CalcularPrazo localizado no formulário principal. O objetivo deste método é realizar a requisição para a classe de serviço e interpretar o seu retorno.

Iniciar agora
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Delphi

Exportando dados para o Excel com Delphi ComObj

Como manipular XML em Delphi

Delphi: Cadastro Orientado a Objetos com FireDAC