Curso

Crie formulários com HTML5

Formulários são uma parte fundamental da web, pois são a forma mais básica de interação com o usuário. Isso porque permitir o envio de dados para um servidor. Nesse curso criaremos um formulário de cadastro da pizzaria Hello Pizza, permitindo assim aprender sobre os elementos que o compõem e seus sistemas de validação.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

12 horas

Curso de HTML5 (10 aulas)

Aula 1 - Introdução

Formulários são umas das formas mais básicas de interação entre o usuário e um website na linguagem HTML. Neste vídeo veremos mais informações a respeito de como esse recurso do HTML funciona, seus principais elementos e sistema de validação.

Aula 2 - Iniciando o formulário

Nesta aula aprenderemos a usar o elemento form e input para criar a estrutura básica do formulário, conhecer seus atributos e entender seu funcionamento.

Aula 3 - Dicas com placeholder e campos text e tel

Qualquer formulário vai contar com campos do tipo text e number, afinal, sempre nos pedem textos curtos, sem quebra de linha, e telefones. Nesta aula veremos além da criação desses campos, o uso do placeholder.

Aula 4 - Construindo campos para datas e números

Nos formulários geralmente são cadastradas datas de nascimento e números de residência. Aqui mostraremos como inserir esses campos no nosso formulário e aprenderemos a definir limites para o campo number.

Aula 5 - Criando uma lista de opções

Com o tipo radio podemos criar uma lista de opções no nosso formulário HTML como, por exemplo, a escolha entre um dos sexos disponíveis. Entenderemos melhor porque uma das opções sempre aparece pré definida.

Aula 6 - Elemento select

Com o select criamos caixas de seleção em formulários HTML. Nesta aula veremos como definimos esse elemento para que o cliente possa escolher a UF do endereço informado.

Aula 7 - Blocos de texto com o textarea

Nesta aula vamos entender como criar caixas para texto longo, úteis para enviar informações grandes e com quebra de linha. Utilizamos esse elemento no nosso formulário para saber como o nosso cliente conheceu a pizzaria.

Aula 8 - Elemento checkbox

Vamos entender como criar uma lista de valores que podem ser marcados simultaneamente, além de definir o valor que será pré-selecionado, por padrão.

Aula 9 - Envio de arquivos

Para enviar arquivos do formulário para o servidor utilizamos o tipo file do HTML. Nesta aula utilizaremos este controle para enviar a foto de perfil do cliente que está se cadastrando na pizzaria.

Aula 10 - Organizando o formulário

Vamos dividir nosso formulário em blocos usando o elemento fieldset para ficar esteticamente organizado. Cada bloco terá um rótulo definido pelo elemento legend, como veremos nessa aula.

Ver todas as 12 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de HTML e CSS

CSS: Flexbox

CSS: Position relative e absolute

CSS: Position fixed