Curso

CSS: Estilização através de seletores

Os seletores são padrões usados para identificar elementos em uma página. Com eles você pode definir estilos para múltiplos elementos HTML. Além disso, os seletores nos permitem diferenciar elementos do mesmo tipo no CSS, como por exemplo, dois parágrafos com cores e tamanho de texto diferentes. Neste curso você vai aprender os seletores de tag e de classes e como eles podem ser usados para aplicar estilos nas suas páginas web.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

8 horas

Curso de CSS (8 aulas)

Aula 1 - Introdução

Nessa aula vamos ver o que são seletores e como eles são importantes na estilização de elementos HTML. Através de alguns exemplos vamos ver a importância dos seletores no código CSS.

Aula 2 - Seletor de Tag

O seletor de tag é responsável por identificar um elemento pela sua tag correspondente no HTML. Com esse seletor definimos estilos globais para os elementos na página, o que define a mesma aparência para elementos do mesmo tipo.

Aula 3 - Seletor de Classe

O seletor de classe é responsável por identificar um elemento pelo nome de sua classe. Esse seletor nos permite personalizar os estilos dos elementos na página, fazendo com que elementos iguais tenham aparências diferentes.

Aula 4 - Reaproveitando classes

Nessa aula vamos ver como fazer o reaproveitamento de classes no código CSS. Vamos aprender como utilizar uma classe em elementos diferentes para deixá-los com a mesma aparência e também como fazer com que um elemento tenha mais de uma classe, o que permite que ele tenha mais de um estilo.

Aula 5 - Agrupando seletores

No CSS é possível utilizar o mesmo estilo para mais de um seletor. Isso é feito agrupando seletores. Veremos nessa aula como agrupar os seletores de tag e de classe para definir um estilo em mais de um elemento da página.

Aula 6 - Descendência de elementos

Nesta aula vamos ver como combinar seletores de tag e de classe no CSS. A combinação de seletores é muito utilizada quando precisamos estilizar elementos específicos em uma página web. Quando combinamos seletores estamos utilizando a descendência de elementos no CSS.

Aula 7 - Exemplo prático

Nessa aula vamos ver um exemplo prático de uma página que utiliza os conceitos vistos no decorrer desse curso. Através dessa página vamos entender na prática o uso dos seletores de tag e de classe e como combiná-los.

Aula 8 - Faça você mesmo

Vamos explicar os passos dados para criar e estilizar a página web que vimos na aula anterior. Nela utilizamos os seletores de tag e de classe de várias formas para mudar a aparência dos elementos da página. Vamos ver desde a criação da pasta e dos arquivos até a estilização dos elementos da página.

Iniciar agora
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de HTML e CSS

CSS: Flexbox

CSS: Position relative e absolute

CSS: Position fixed