Curso

Meu primeiro aplicativo Android

Neste curso você aprenderá a criar uma interface e tratar a interação do usuário com ela. Ele se destina a quem deseja iniciar no desenvolvimento de aplicativos para Android utilizando a linguagem Java e o Android Studio. Criaremos um quiz com perguntas de matemática que permitirá ao usuário selecionar a resposta correta e navegar pelas as suas questões.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

15 horas

Curso de Android com Java (10 aulas)

Aula 1 - Introdução

Com o aplicativo MathQuiz o usuário poderá responder perguntas sobre matemática. Apesar de simples, ao construí-lo você aprenderá nesse vídeo fundamentos da programação para Android que poderá aplicar em qualquer projeto.

Aula 2 - Arquitetura

Uma aplicativo Android é construído sobre o padrão arquitetural MVC, onde a Activity faz o papel do controle e seu layout em XML é a visão. As regras de negócio, como você já pode prever, são programadas na camada de modelo.

Aula 3 - Criação do projeto

A etapa de criação do projeto de aplicativo é fundamental e envolve alguns passos importantes, como a escolha da API utilizada no desenvolvimento, plataforma, e muito mais. Conversamos em detalhes sobre isso neste vídeo.

Aula 4 - Criando a classe Questao

Iniciaremos a criação do aplicativo pela suas classes de modelo, dentre as quais Questao se destaca como sendo a principal. Desta classe depende todo o funcionamento do sistema, como poderemos comprovar nesta aula.

Aula 5 - Criando a classe QuestaoRepositorio

MathQuiz apresenta diversas questões para o usuário e para centralizar esses dados em um objeto responsável por fornecê-los para a atividade é que criaremos a classe QuestaoRepositorio. Os passos necessários para isso você pode acompanhar neste

Aula 6 - Criando a classe AnalisadorQuestao

Concluindo a camada de modelo do aplicativo, neste vídeo criamos a classe AnalisadorQuestao. É ela quem vai armazenar a lógica necessária para informar se o usuário respondeu de forma correta a questão atual.

Aula 7 - Criando uma interface com Constraint Layout

Constraint Layout nos permite criar desde pequenas até grandes interfaces de usuário, composta por diversos componentes, sem que para isso tenhamos que lidar com componentes aninhados.

Aula 8 - Instanciando as views no código Java

Agora que já temos a interface de usuário finalizada precisamos acessá-la no código Java a fim de criar interatividade, respondendo aos clicks nos botões. Veremos como fazer isso neste vídeo.

Aula 9 - Tratando o click nas respostas

Listeners são uma parte fundamental da programação para Android, uma vez que eles permitem programar as ações das views em resposta a interação do usuário. Neste vídeo veremos como implementar esse conceito tratando os cliques dos botões.

Aula 10 - Avançando as questões

Passaremos agora para a implementação do botão que nos permitirá navegar entre as questões no repositório do aplicativo. Com isso podemos concluir as funcionalidades da interface de usuário e depurar o funcionamento aplicativo.

Ver todas as 15 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Android

Android básico: O que são Application Components?

Preparando o ambiente para programar para Android

Android Toolbar: Criando um menu superior customizado