Curso

Primeiros Passos com C#

Este curso é voltado aos iniciantes na programação, principalmente na linguagem C#. Criaremos uma aplicação voltada a calcular o gasto de tinta necessário para pintar um cômodo utilizando conceitos básicos do C#, a principal linguagem de programação da plataforma .NET. Ao fim deste curso você estará mais preparado para seguir com outros cursos de C#, pois já estará ambientado com o C#, o Visual Studio e um pouco de orientação a objetos.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

10 horas

Curso de C# (10 aulas)

Aula 1 - Introdução

Nesta aula entenderemos a importância do aprendizado do C# e como este projeto será construído utilizando conceitos básicos desta linguagem. Se você nunca programou ou está iniciando no C# este curso lhe ajudará a sair do conhecimento zero.

Aula 2 - Como começar

Para começar, entenderemos os passos existentes na criação de uma aplicação que calcula o gasto de tinta para pintar um cômodo. Por onde começar? Quais são os passos necessários em seu desenvolvimento? Estas e outras perguntas serão respondidas.

Aula 3 - Lendo informações digitadas pelo usuário

Para que nossa calculadora funcione adequadamente, devemos permitir ao usuário informar os dados necessários para a realização dos cálculos. Aprenderemos a ler as informações digitadas pelo usuário e entender um pouco mais sobre variáveis.

Aula 4 - Calculando a litragem de tinta necessária

Agora que temos os cálculos da área das paredes e da área do teto prontos, podemos fazer o cálculo do gasto de tinta facilmente. Mostraremos como armazenar estes cálculos em variáveis e usá-los em uma fórmula para retornar o resultado ao usuário.

Aula 5 - Melhorando o código com constantes

A aplicação já faz o que precisamos. No entanto, seu código precisa de algumas melhorias. Então, aprenderemos a utilizar constantes para facilitar a leitura do código.

Aula 6 - Introdução à Orientação a Objetos

O C# é uma linguagem de programação orientada a objetos. Até o momento, nossa aplicação foi feita de forma estruturada e precisamos mudar isso. Vamos entender sobre o que é a orientação a objetos.

Aula 7 - Criando a classe Calculadora

Agora que identificamos que a classe Calculadora é a principal classe que precisamos nesta aplicação, vamos aprender a criar uma classe no Visual Studio e como incluir atributos a mesma.

Aula 8 - Criando o método CalcularAreaParede()

A classe Calculadora já possui os atributos para a área das paredes e a área do teto. Porém, esta classe também precisa realizar os cálculos que preencherão estes atributos. Portanto, nesta aula criaremos o método CalcularAreaParedes.

Aula 9 - Cálculo da área do teto e a litragem de tinta

Nossa calculadora está quase completa. Para realmente representarmos uma calculadora de gasto de tinta em nossa aplicação ainda precisamos dos métodos CalcularAreaTeto e CalcularLitragemNecessaria, que serão criados nessa aula.

Aula 10 - Protegendo os atributos da classe

Um detalhe a levar em consideração é a acessibilidade dos atributos das classes. Não faz sentido mantê-los com acessibilidade pública, onde qualquer um pode alterá-los. Dessa forma, precisamos alterar o modificador de acesso destes atributos.

Iniciar agora
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de .NET

Hello World com a linguagem C#

Relatórios com o Stimulsoft Reports.Web para .NET

O que é .NET Core?