Curso

Introdução ao CSS na prática

CSS forma, juntamente com HTML e JavaScript, os fundamentos da programação web. Com ele descrevemos para o navegador como uma página deve ser apresentada para o usuário. Neste contexto, o CSS coloca à nossa disposição um vasto conjunto de propriedades capazes de alterar as características visuais dos elementos em um documento HTML. Cada uma dessas propriedades possui um conjunto aplicável de valores, o que torna o CSS uma linguagem de declaração de estilos rica e poderosa. Neste curso veremos como utilizar essas propriedades para estilizar uma página na prática, enquanto conhecemos os rudimentos desta linguagem.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

17 horas

Curso de CSS (10 aulas)

Aula 1 - Introdução

Aqui você aprenderá a linguagem CSS de forma prática, enquanto estiliza uma página CSS. Como cenário para isso, utilizamos o hot site de uma pizzaria, cuja construção você acompanhou no curso de Introdução ao HTML.

Aula 2 - Preparando o ambiente

Para apresentar o CSS, optamos por partir de um HTML pronto, o que nos permitirá voltar nossas atenções para o desenvolvimento do estilo da página. Nesta aula, para dar início ao curso, apresentamos como obter esse código e abri-lo no editor Sublime.

Aula 3 - Como funciona o CSS

Veremos agora como o CSS, que é escrito em um arquivo de texto separado daquele que contém o HTML que estrutura o conteúdo da página, é lido pelo navegador e como as características de cada elemento na página são alteradas pelas informações.

Aula 4 - Sintaxe

A partir daqui passaremos a escrever código CSS. Assim como qualquer outra linguagem, por exemplo o português, o CSS possui uma gramática, ou sintaxe, que determina como o código deve ser escrito para ser corretamente interpretado pelo navegador.

Aula 5 - Seletores

Em uma regra CSS, é o seletor quem determina a qual elemento o estilo declarado será aplicado. Quando desejamos atribuir esse estilo a um único elemento, podemos utilizar o seletor de Id, o qual aprendemos a utilizar nesta aula.

Aula 6 - Trabalhando com listas

Nesta aula analisaremos as primeiras características da página que vamos estilizar até o final deste curso. Começaremos pelos elementos contidos no topo da página, dentre os quais podemos destacar a listagem de links como apropriada para iniciarmos.

Aula 7 - Float

Float é uma propriedade importante utilizada para construir o layout de páginas web. Veremos nesta aula como trabalhar com ela, enquanto terminamos de estilizar a navegação do banner.

Aula 8 - Box model

Cada elemento em uma página web é representado uma caixa retangular que contém uma margem, preenchimento, conteúdo e borda. Essas características, que entenderemos melhor nesta aula, fazem parte do box model, fundamental para a criação de layouts.

Aula 9 - Font

O CSS nos permite escolher qual fonte será aplicada a um texto, seu tamanho, dentre outras características que conheceremos em detalhes neste vídeo.

Aula 10 - Alinhamento de texto

O texto é alinhado por padrão a esquerda, visto que em nosso idioma é desta posição que iniciamos a leitura. Algumas vezes, entretanto, desejamos que ele seja centralizado ou movido para a direita. Veremos como fazer isso nesta aula.

Ver todas as 17 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de HTML e CSS

CSS: Flexbox

CSS: Position relative e absolute

CSS: Position fixed