Curso

Curso de Entity Framework: Primeiros passos

O Entity Framework é hoje a principal ferramenta de Mapeamento Objeto-Relacional (ORM - Object-Relational Mapping) do universo .NET, ou seja, uma ferramenta que mapeia classes (objetos) em tabelas de banco de dados (relacional). Pensando nisso, o curso de Primeiros Passos com o Entity Framework vai trazer os conceitos básicos para utilização dessa ferramenta, como as Data Annotations, que permitem a definição de detalhes específicos do banco de dados a partir das classes, como o tamanho de um campo na tabela, até a definição de chaves primárias e estrangeiras. Também veremos como lidar com as classes DbContext e DbSet, que representam a base de dados e as tabelas dele, respectivamente, dentro da aplicação. Por fim, veremos como tratar esses dados, observando como o Entity Framework trata as operações de CRUD e qual o código SQL gerado pela ferramenta.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

13 horas

Curso de Entity Framework (10 aulas)

Aula 1 - Introdução

Essa vídeo aula faz introdução ao curso “Primeiros passos com o Entity Framework” e também ao Entity Framework, em suas versões, em especial o Code First, que será utilizado ao longo do curso.

Aula 2 - Como configurar o EF

Essa vídeo aula faz a configuração da base de dados com o Entity Framework, trazendo conceitos como a criação do DbContext e a definição da string de conexão à base de dados.

Aula 3 - Mapeando classes em tabelas na base de dados

Essa vídeo aula traz o início do Mapeamento Objeto-Relacional propriamente dito, ao transformar a representação das classes do domínio em coleções de dados que serão transformadas em tabelas pelo Entity Framework.

Aula 4 - Trabalhando com Data Annotations

Essa vídeo aula traz o Mapeamento Objeto-Relacional das propriedades das classes, utilizando atributos (ou Data Annotations) para informar ao Entity Framework detalhes como campos “not null” e chaves primárias.

Aula 5 - Definindo relacionamentos entre entidades

Essa vídeo aula traz a definição de relacionamentos entre as entidades de nosso exemplo, Loja e Produto. Para isso, a Data Annotation ForeignKey é utilizada, bem como outros conceitos do Entity Framework.

Aula 6 - Criando a base de dados com Entity Framework

Nessa vídeo aula, realizaremos a criação da base de dados propriamente dita. Todas as definições já foram realizadas, tabelas estão prontas, e agora basta utilizarmos o ProductDbContext para a criação da base de dados em cima da string de conexão que está presente no projeto. Para isso, utilizaremos o initializer definido anteriormente em nosso curso, “CreateDatabaseIfNotExists”.

Aula 7 - Acesso a dados no Entity Framework

Essa vídeo aula traz a inserção de dados utilizando a classe ProductDbContext. Através de métodos como Add(), a operação de Insert é realizada no DbSet e, posteriormente, na base de dados.

Aula 8 - SELECT + INSERT no Entity Framework

Essa vídeo aula traz as operações de Select e Insert no Entity Framework. Além disso, traz em detalhes como funcionam os relacionamentos entre os dados nesse ORM.

Aula 9 - SELECT com cláusula WHERE no Entity Framework

Essa vídeo aula traz a operação de Select utilizando cláusulas WHERE dentro do Entity Framework.

Aula 10 - UPDATE no Entity Framework

Essa vídeo aula traz a operação de UPDATE na base de dados, com todos os detalhes e nuances.

Ver todas as 13 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de .NET

Hello World com a linguagem C#

Relatórios com o Stimulsoft Reports.Web para .NET

O que é .NET Core?