Curso

Curso de Gerenciamento de Projetos PMBOK

O curso de gerenciamento de projetos com PMBOK® 5th Edição visa apresentar ao aluno as melhores práticas no gerenciamento de projeto que é há mais de 40 anos objeto de estudo do Project Management Institute, uma entidade que possui mais de 350mil associados em mais de 160 países. Veremos no curso como fazer uso dos 47 processos que estão agrupados em 5 grupos de processos abordando 10 áreas de conhecimento. Iremos partir dos aspectos mais básicos como conceituar um projeto, passando por questões relacionadas portfólio, programas, PMO, estruturas organizacionais, chegando ao papel que desempenha um gerente de projetos. Entraremos no estudo da estrutura do gerenciamento de projetos e neste ponto abordaremos os aspectos organizacionais envolvidos no gerenciamento de projetos, a importância das partes interessadas, a governança de projetos sua equipe. Veremos todos os aspectos envolvidos no ciclo de vida de um projeto, trataremos cada um dos processos de gerenciamento de projetos em detalhes, analisando suas entradas, ferramentas e técnicas e saídas. Os grupos de processo também serão alvos do nosso assim como as áreas de conhecimento além de claro darmos a devida importância as não poucas informações geradas ao longo do projeto e o que fazer com elas. Abordaremos todos os processos relacionados as 10 áreas de conhecimento, analisando-os em detalhes e faremos isso de acordo com os capítulos 4 a 13 do PMBOK® 5th Edição. Entraremos no assunto padrão de gerenciamento de projetos onde veremos como os processos das áreas de conhecimentos estão organizados nos grupo de processo e qual é a sequência lógica em que eles são utilizados no gerenciamento de projetos. Os conceitos abordados ao longo do curso serão colocados em prática no final do mesmo onde simularemos o gerenciamento de um projeto a ser definido ao longo do curso, seguiremos todos os processos estudados, gerando os documentos necessários e observando na prática como o estudo do gerenciamento de projeto pode nos ajudar a ter mais controle sobre as atividades inerentes ao projeto.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

55 horas

Gerenciamento de Projetos com PMBOK (10 aulas)

Aula 1 - Estrutura do Curso e Apresentação do PMI

Nessa videoaula iniciaremos o treinamento em gerenciamento de projetos com base no Guia PMBOK 5ª Edição.

Aula 2 - PMI - Filial, Certificação e o PMBOK

Nessa vídeoaula daremos continuidade ao PMI. Falaremos sobre os mecanismos de filiação e também um pouco mais sobre as suas certificações.

Aula 3 - Conceituando projeto e gerenciamento de projeto

Nessa vídeoaula conceituaremos projeto e gerenciamento de projeto sempre tendo como base o PMBOK.

Aula 4 - Gerenciamento de Programa e Portfólio

Nessa vídeoaula abordaremos dois conceitos presentes no PMBOK, o gerenciamento de programa e o gerenciamento de portfólio.

Aula 5 - O papel do PMO e a Estratégia Organizacional

Nessa vídeoaula apresentaremos o PMO (Project Management Office), conhecido também como escritório de gerenciamento de projetos.

Aula 6 - O papel do PMO e a Estratégia Organizacional

Nessa videoaula apresentaremos o PMO (Project Management Office) ou escritório de gerenciamento de projetos. Na ultima videoaula vimos dois novos conceitos: o gerenciamento de programas e o gerenciamento de portfólio.

Aula 7 - Aspectos Organizacionais em Gerenciamento de Projetos

Nessa videoaula falaremos sobre os aspectos das organizações que podem afetar o gerenciamento de projeto.

Aula 8 - Ativos de Processos Organizacionais

Nessa videoaula abordaremos um assunto que é a entrada de praticamente todos os processos do gerenciamento de projetos, são os ativos de processos organizacionais.

Aula 9 - Partes Interessadas, Governança e Equipe do Projeto

Nessa videoaula introduziremos um assunto que será visto em detalhes mais a frente, trata-se das partes interessadas dos projetos.

Aula 10 - Ciclo de Vida do Projeto

Nessa videoaula vamos abordar o assunto do ciclo de vida do projeto. Um projeto pode ser divido em fases para facilitar o gerenciamento do projeto.

Ver todas as 55 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Engenharia de Software

Aplicando eXtreme Programming (XP) na prática

O que é teste unitário?

Levantamento de Requisitos: Exemplo prático de entrevista