Curso

Curso de Gerenciamento de Servidores Linux

Nesse curso mostraremos como realizar a implementação de várias ferramentas essenciais para aqueles que trabalham ou querem trabalhar administrando ambientes Linux. A distribuição utilizada será a Debian Squeeze e com ela realizaremos todas as práticas do nosso curso. Vamos iniciar mostrando a instalação e a atualização do Sistema Operacional em questão. Em seguida teremos uma breve descrição de alguns dos principais comandos utilizados no decorrer do curso. Daí partiremos para a configuração de rede onde configuraremos manualmente um endereço IP para o nosso servidor e iremos implementar os serviços de DHCP e DNS. Continuaremos o curso falando sobre outros serviços que nos ajudarão bastante na administração, são eles: Configuração de proxy utilizando o Squid, montando um servidor de FTP, disponibilizando sites com o uso do Apache, construindo um servidor de e-mail com Postfix e fornecendo acesso remoto com o uso da VPN.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

36 horas

(10 aulas)

Aula 1 - Instalando o Debian

Nessa videoaula iremos mostrar como realizar a criação de uma nova máquina virtual dentro do VirtuaBox. A máquina em questão será criada para mostrar a instalação do Sistema Operacional (SO) Debian Squeeze.

Aula 2 - Estrutura de diretórios

Nessa videoaula iremos mostrar como realizar a atualização do Sistema Operacional. Veremos os possíveis erros que podem acontecer no momento de realizar a primeira tentativa de atualização e o que fazer para corrigir os problemas.

Aula 3 - Manipulando arquivos e diretórios

Nessa videoaula iremos mostrar vários comandos que são usados frequentemente por aqueles que trabalham com o sistema operacional Linux. Inicialmente veremos um comando que permite identificar qual o usuário está logado no servidor.

Aula 4 - Cadastro de usuários

Nessa videoaula iremos entender os arquivos passwd e shadow existentes dentro do diretório etc em um servidor linux. Em seguida mostraremos como criar um novo usuário dentro do Linux e entenderemos a diferença entre os comandos useradd e adduser.

Aula 5 - Agendamento de tarefas

Nessa videoaula iremos entender como realizar o agendamento de tarefas utilizando o Cron. Após isso vamos utilizar o comando crontab para agendar uma determinada ação em nosso sistema operacional (SO).

Aula 6 - Configuração IPv4

Nessa videoaula iremos entender como realizar a configuração IPv4 dentro de um servidor Linux. Inicialmente vamos ver como aplicar uma configuração rápida de endereçamento IP para uma determinada interface de rede.

Aula 7 - Instalando e configurando o DHCP

Nessa videoaula vamos realizar a instalação e configuração do serviço de DHCP em nosso servidor Debian. Inicialmente vamos realizar a instalação do serviço e realizar um backup do arquivo de configuração principal do DHCP, é o dhcpd.conf.

Aula 8 - Introdução ao DNS

Nessa videoaula vamos realizar a introdução aos conceitos existentes quando nos referimos a DNS. Inicialmente vamos falar sobre o arquivo HOSTs.

Aula 9 - Instalando o BIND

Nessa videoaula vamos entender os arquivos de configuração existentes no serviço de DNS que será implementado, iremos instalar o BIND e por último navegaremos pelos arquivos de configuração explicados no primeiro tópico.

Aula 10 - Ferramentas de consulta DNS

Nessa videoaula vamos realizar a instalação do pacotes dnsutils que contém várias ferramentas que possibilitam a consulta de DNSs externos e o teste do DNS existente na rede interna.

Ver todas as 36 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Canal Mais

Publique seu site na internet

API - Application Programming Interface

Programador Back-end: Introdução