Curso

Curso de MongoDB

O MongoDB é um dos novos bancos de dados de código aberto, baseado nos conceitos associados com a sigla NoSQL (Not Only SQL). Este banco de dados é utilizado para lidar com documentos em um projeto de esquema livre, o que dá ao programador uma grande flexibilidade para armazenar e utilizar dados. Este curso se concentra na tecnologia MongoDB como uma ferramenta para implementar novas formas de armazenar e manipular dados que podem ser modelados como um formato de documento. Os vídeos no curso abordam o download, a instalação, a configuração, design de esquema, visão geral da estrutura de banco de dados, operações de CRUD, agregações e Map-Reduce, indexação, integração de MongoDB com PHP, Perl, Pyton, Java, Ruby e .NET, replicação sharding, GridFS e outras operações administrativas de MongDB. No final do curso será apresentado a um projeto completo de um sistema de votação baseado no framework MEAN (MongoDB, Express, AngularJS e Node.JS). Todos os exemplos e cenários discutidos são apresentados em situações reais. O principal público deste curso é o profissional de TI que têm conhecimentos básicos de programação e banco de dados e que quer começar com a tecnologia NoSQL através do MongoDB.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

42 horas

Curso online de MongoDB (10 aulas)

Aula 1 - Download, instalação e configuração do MongoDB

Esta videoaula mostra como fazer o download, instalação e configuração do mongoDB 3 e das ferramentas adicionais utilizadas durante todo o curso.

Aula 2 - Visão geral do MongoDB e formato de documentos

Esta videoaula mostra como o mongoDB organiza os dados em banco de dados, coleções, documentos, atributos e dados de acordo com o formato JSON.

Aula 3 - Ferramentas auxiliares

Esta videoaula apresenta como fazer o download, instalação e utilização de ferramentas auxiliares com interface gráfica para se trabalhar com mongoDB.

Aula 4 - Tipos de dados

Esta videoaula apresenta os tipos de dados do mongoDB e como utilizá-los para armazenar caracteres, datas e números nos atributos de um documentos.

Aula 5 - Design e schema

Esta videoaula discute como modelar dados no mongoDB através da comparação com modelos relacionais um para um, um para muitos e muitos para muitos.

Aula 6 - Operações CRUD

Esta videoaula mostra como realizar as operações de um CRUD no MongoDB: Criação (Create), Leitura (Read), Atualização (Update) e Remoção (Delete).

Aula 7 - Capped Collections

Esta videoaula explica o que são capped collections no mongoDB, discute suas características e mostra todos os comandos necessários para utilizá-las.

Aula 8 - Operadores

Esta videoaula apresenta os operações numéricos ($gt, $get, $lt, $lte, $ne, $mod), lógicos ($and, $or, $not), condicionais ($in, $nin, $all, $size, $exists) e de atualização ($inc, $set, $unset, $push, $pushAll, $pop, $pull, $pullAll) do mongoDB.

Aula 9 - Trabalhando com datas

Esta videoaula apresenta como trabalhar com datas no mongoDB através da obtenção de parte da data, formatação, operações aritmética e diferenças de dados.

Aula 10 - Índices

Esta videoaula discute os principais conceitos sobre índices e mostra como trabalhar com estes objetos no mongoDB para otimizar o desempenho de acesso a dados.

Ver todas as 42 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Banco de Dados

SQL: Seleção Múltiplas tabelas

Hello World com Elasticsearch

Avançando com Subqueries