Curso

Curso de Padrão de Projeto DAO com Java

Nesse curso de Java básico tem o objetivo de mostrar as principais características do padrão de projeto DAO (Data Access Object). A ideia do mesmo é realizar a separação da interface gráfica do acesso a dados da aplicação. Para a construção da interface, serão utilizados desde arquivos JSP (Java Server Pages) até mesmo o uso do JSF (Java Server Face).

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

20 horas

(10 aulas)

Aula 1 - Curso Java DAO: Introdução

Nessa videoaula será iniciada a apresentação das principais características do padrão DAO em conjunto com o Java Beans. Além disso, é mostrado como funciona a API do JDBC, esta que é responsável pelo acesso a banco de dados do Java.

Aula 2 - Curso Java DAO: Eclipse e Tomcat

Nessa videoaula será mostrado como criar um novo projeto no Eclipse e realizar a instalação do Tomcat 70. Desta forma, veremos como criar uma Servlet e compilar a mesma.

Aula 3 - Curso Java DAO: Criando Tabelas

Nessa videoaula será mostrado como criar as tabelas no banco de dados MySQL. A primeira tabela a ser criada é a de clientes, a mesma irá conter os campos id, nome, email, cep e cpf. O principal objetivo de conter os dois últimos é justamente para entender (posteriormente) como funcionam regras de negocio neste design pattern.

Aula 4 - Curso Java DAO: Classe conexão MySQL

Nessa videoaula será mostrado como criar uma classe para realizar conexão com o banco de dados MySQL. Primeiramente é visto como carregar o driver utilizando o Class.forName, onde você deve especificar o nome do mesmo.

Aula 5 - ClienteDTO

Nessa videoaula será mostrado como realizar um espelho do banco de dados usando os padrões DAO. A ideia é que toda tabela do banco de dados, seja uma classe DTO.

Aula 6 - Método Insert ClienteDAO

Nessa videoaula será mostrado como funciona as operações CRUD em uma classe DAO. Para isto, será mostrado como funciona a ligação entre uma classe DAO e um DTO.

Aula 7 - CRUD DAO (insert)

Nessa vídeo aula será mostrado como implementar o método insert para trabalhar com banco de dados. A idéia é que seja possível realizar a ligação entre o DTO e o mesmo já para gravar as informações no banco de dados.

Aula 8 - Generic (List DTO)

Nessa videoaula será mostrado como implementar o método getAll. O mesmo tem por objetivo listar todos os clientes do banco de dados. Como estamos trabalhando com objetos, é necessário que o mesmo fique armazenado em uma classe, definida de ClienteDTO.

Aula 9 - Listando Dados JSP

Nessa videoaula será mostrado como listar dados utilizando JSP e a classe DAO. Para isto, será mostrado como invocar o método getAll da classe DAO.

Aula 10 - Inserindo Dados JSP e Servlet

Nessa videoaula será mostrado como criar um formulário HTML dentro do JSP. Assim, será criado um formulário que use campos do HTML. No final é codificado a servlet cliente, no método Post da mesma.

Ver todas as 20 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Java

Linguagem Java: Hello World!

Linguagem Java: tipos de dados

Linguagem Java: Controle de Fluxo